A Capoeira no ensino de português em escola franco-caribenha

Palavras-chave: Português Língua Estrangeira, Pedagogia Intercultural, Capoeira

Resumo

A partir do relato de um projeto sobre a capoeira realizado em uma escola na Martinica, território insular ultramarino francês, o presente artigo visa esmiuçar cada etapa dessa experiência e analisar seus efeitos sobre o corpo discente. O projeto, que durou cerca de dois meses, foi embasado em uma perspectiva comunicativa, acional e intercultural, e contou com o aporte teórico dessas áreas no âmbito do ensino de português enquanto língua estrangeira (PLE). A análise busca englobar o contexto sociocultural da escola e do público e os objetivos linguísticos e sociais propostos pelos docentes, em prol de uma formação à cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luísa Zanini Vargas, Universidade Federal Fluminense - UFF
Mestre em Literaturas Francófonas pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Licenciada em Letras Português/Francês pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Referências

ASHER, J. The total physical response approach to second language learning. Modern Language Journal, 53:3-17, San Jose, 1969. https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.1969.tb04552.x

ABDALLAH-PRETCEILLE, M. Vers une pédagogie interculturelle. Anthropos: Paris, 1996.

ALMEIDA FILHO, J. C. P. O ensino de Português como língua não-materna: concepções e contextos de ensino. Universidade de Brasília, 2017. Disponível em: https://museudalinguaportuguesa.org.br/wp-content/uploads/2017/09/ENSINO-COMO-LINGUA-NAO-MATERNA.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.

ALMEIDA FILHO, J. C. P.; LOMBELLO, L. C. Identidades e caminhos no ensino de português para estrangeiros. Campinas: Pontes Editora, 1992.

CADROT-BRIVAL, B. Pratiques éducatives traditionnelles en contexte martiniquais et création d’une identité culturelle. Dossier Archipelies : Transmettre et Être : Fabriquer le sujet, pérenniser la société. Septembre, 2020. Disponível em : https://www.archipelies.org/746#tocto2n6. Acesso em: 10 set. 2020.

COSSI BIZON, A. C. Aprender conteúdos para aprender língua estrangeira: uma experiência de ensino alternativo de PE. In: ALMEIDA FILHO, J. C. P.; LOMBELLO, L. C. Identidades e caminhos no ensino de português para estrangeiros. Campinas: Pontes Editora, 1992.

PUREN, C. De l'approche communicative à la perspective actionnelle. Le Français dans le Monde, n° 347, sept.-oct. 2006, pp. 37-40. Paris: FIPF-CLE international.

VARGAS, L. Z. Oralidade e cultura em Kirikou et la Sorcière e Ti Jean l’Horizon. 2018. 98 f. (Dissertação de Mestrado em Literaturas Francófonas) – Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2018.

Publicado
2021-03-29
Como Citar
Zanini Vargas, L. (2021). A Capoeira no ensino de português em escola franco-caribenha. Revista Linguagem & Ensino, 24(2), 302-316. https://doi.org/10.15210/rle.v24i2.19356