Desafios do português brasileiro como língua adicional para a cidadania global

Palavras-chave: Português brasileiro, Política linguística, Estereotipia, Interculturalidade.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir os desafios de ensinar português como língua adicional quando se quer desenvolver a consciência crítica intercultural e a cidadania linguística. Assim, após a retomada de conceitos norteadores dessa discussão, demarcam-se algumas lutas simbólicas que o português, na variedade brasileira, enfrenta, e, por meio de uma metodologia documental, evidenciam-se alguns entraves decorrentes da ausência de políticas estatais consolidadas para o fortalecimento do Brasil como referência no acolhimento de diferentes variedades, como a sub-representação e a estereotipia. Os resultados da análise dos dois livros didáticos, produzidos em perspectiva intercultural, indicam que os desafios para a materialização de um projeto de cidadania linguística estão associados à falta de sensibilidade local, regional, nacional e global, que estão parcialmente presentes em ambos os livros, e aos conhecimentos limitados acerca da cidadania global, por isso pouco contribuem com a difusão da diversidade linguística brasileira, que permanece negligenciada em cada um deles.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Universidade Federal de Sergipe
Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas da UFS. Participa do PPGL e do Profletras da UFS, campus São Cristóvão e do PPGL: Linguagens e Representações da UESC. É líder do GPARA – Grupo de Pesquisas em Argumentação e Retórica Aplicadas
Ricardo Nascimento Abreu, Universidade Federal de Sergipe
Professor Adjunto do Departamento de Letras Vernáculas.
Raquel Meister Ko. Freitag, Universidade Federal de Sergipe
Professora Associado III (Departamento de Letras Vernáculas)

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Publicado
2021-03-29
Como Citar
Cristina Michelan de Azevedo, I., Nascimento Abreu, R., & Meister Ko. Freitag, R. (2021). Desafios do português brasileiro como língua adicional para a cidadania global. Revista Linguagem & Ensino, 24(2), 263-288. https://doi.org/10.15210/rle.v24i2.19359