Sentidos de campo da vida cotidiana na BNCC

A política de uma língua

Palavras-chave: Análise de Discurso, História das Ideias Linguísticas, Políticas linguísticas, Vida Cotidiana, BNCC.

Resumo

Com o objetivo de compreender o processo de produção de sentidos da denominação Campo da vida cotidiana na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em sua relação com as políticas linguísticas no espaço brasileiro, realizamos uma discussão com diversas pesquisas produzidas em articulação com a Análise de Discurso e a História das Ideias Linguísticas sobre essa questão. Em nossas análises, pudemos notar um efeito de sobreposição da política de uma língua – demanda do Estado – a demandas de políticas de línguas outras. Mostramos como a inserção do Campo da vida cotidiana nos Anos Iniciais do componente curricular de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental contribui para esse processo. Tal processo conduz à disciplinarização do cotidiano enquanto um campo de saber que contribui para a manutenção de um efeito de unidade linguística da língua portuguesa pelo aprendizado da leitura e da escrita com base em gêneros textuais.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Fernandes Ferreira, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Docente da área de História das Ideias Linguísticas do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp
Juciele Pereira Dias, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Pesquisadora de Pós-doutorado sênior em Linguística e Línguas Indígenas do Departamento de Antropologia do Setor de Linguística do Museu Nacional da UFRJ

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Publicado
2021-10-01
Como Citar
Cláudia Fernandes Ferreira, A., & Pereira Dias, J. (2021). Sentidos de campo da vida cotidiana na BNCC: A política de uma língua. Revista Linguagem & Ensino, 24(3), 603-624. https://doi.org/10.15210/rle.v24i3.20058