Algoritmo de acentuação gráfica e protocolo de parcimônia

Uma proposta para otimização do ensino e uso das regras de acentuação gráfica

Palavras-chave: Acentuação gráfica, Estrutura silábica, Tonicidade, Algoritmo.

Resumo

A omissão de acentos gráficos é um desvio ortográfico comum na escrita de alunos dos anos iniciais da alfabetização, que tende a se estender para além dessa fase. Uma explicação possível para esse fato pode ser a forma fragmentada e desarticulada com que o acento gráfico é ensinado na escola. O acento gráfico é ensinado por meio de uma série de regras a serem decoradas, e a estreita relação que existe entre estrutura silábica, tonicidade e acento gráfico é desconsiderada. Diante disso, este artigo propõe um algoritmo de acentuação gráfica e um protocolo de parcimônia que têm como princípios básicos a relação entre estrutura silábica, tonicidade e acentuação gráfica e aspectos fonológicos marcados e não marcados. Esse algoritmo poderá ser uma forma alternativa de se trabalhar acentuação gráfica nas escolas, bem como um material de apoio aos escreventes proficientes no uso dos acentos gráficos de forma mais consciente.

Biografia do Autor

Vera Pacheco, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Mestrado e Doutorado em Linguística pela Unicamp e pós-doutorado na Unesp/Araraquara. Professora plena da Univerisidade Estadual do Sudoeste da Bahia, onde atua como professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Linguística e no Programa Mestrado Profssional em Letras. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise acústica, percepção da fala, prosódia, escrita e leitura.
Marian Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Doutora em Linguística, pela Unicamp, Campinas, Brasil, área de concentração Fonética e Fonologia. Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, onde é professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Programa Mestrado Profissional em Letras. Interessa-se por estudos sobre patologia de linguagem (aspectos de aquisição e desenvolvimento de linguagem falada e escrita, questões de leitura de pessoas com síndrome de Down, autismo, com implante coclear e outras condições). Tem realizado descrição fonético-acústica de aspectos da fala de pessoas com Down, bem como promovido interpretação fonológica desses dados; investigação sobre processamento de leitura e desenvolvimento de escrita em pessoas com Down

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Publicado
2022-03-29
Como Citar
Pacheco, V., & Oliveira, M. (2022). Algoritmo de acentuação gráfica e protocolo de parcimônia: Uma proposta para otimização do ensino e uso das regras de acentuação gráfica. Revista Linguagem & Ensino, 24(4), 917-942. https://doi.org/10.15210/rle.v24i4.21273