Sílabas complexas na escrita de crianças dos anos iniciais: indícios sobre o acesso às estruturas intrassilábicas

Palavras-chave: onset complexo, coda medial, aquisição da escrita, fonologia e ortografia, erro (orto)gráfico

Resumo

Este artigo trata do que seria a primeira e mais abrangente motivação para a ocorrência de erros (orto)gráficos em sílabas complexas na escrita inicial segundo o estudo de Pachalski (2020), cujo objetivo foi de descrever e analisar a grafia de onset e de rima ramificados em textos de crianças brasileiras do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A hipótese defendida é a de que a maioria dos erros observáveis em sílabas complexas seria decorrente da explicitação incompleta da camada correspondente às ramificações silábicas. O estudo parte da perspectiva de que a aquisição da escrita e da fala integram o processo mais amplo de aquisição da linguagem, de forma que relações simétricas e assimétricas podem ser observadas entre os dois processos. A discussão dos resultados baseia-se em uma análise quanti-qualitativa dos dados extraídos dos textos produzidos por crianças dos anos iniciais de escolarização.

Biografia do Autor

Lissa Pachalski, Universidade Federal de Pelotas
Doutoranda em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestra em Letras e Licenciada em Pedagogia pela UFPel. Foi Bolsista de Iniciação Científica (BIC/CAPES, 2014-2016; PIBIC/CNPq, 2016-2017) no Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE/CNPq/PPGE/UFPel). Atualmente, segue desenvolvendo atividades de pesquisa junto ao GEALE, com ênfase nos seguintes temas: aquisição da escrita; aquisição fonológica; fonologia e ortografia; grafia de sílabas complexas na escrita inicial; alfabetização e letramento. 
Ana Ruth Moresco Miranda, Universidade Federal de Pelotas
Doutora em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora associada da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Letras. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Referências

ABAURRE, M. B. M. A relação entre escrita espontânea e representações linguísticas subjacentes. Verba Volant, v. 2, n. 1, p. 167-200, 2011 [1988].

ABAURRE, M. B. M. A relevância dos critérios prosódicos e semânticos na elaboração de hipóteses sobre segmentação na escrita inicial. Boletim da ABRALIN, n. 11, p. 203-217, 1991b.

ABAURRE, M. B. M. Dados da escrita inicial: indícios da construção da hierarquia de constituintes silábicos? In: MATZENAUER, C. L. B. (org.). Aquisição de língua materna e de língua estrangeira: aspectos fonético-fonológicos. Pelotas: EDUCAT, 2001. p. 63-86.

BISOL, L. A sílaba e seus constituintes. In: NEVES, M. H. M. (org.). Gramática do português falado. v. 7. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP; Campinas: Editora da Unicamp, 1999.

BISOL, L. O ditongo na perspectiva da fonologia atual. D.E.L.T.A., São Paulo, v. 5, n. 2, p. 185-168, 1989.

BONILHA, G. F. G. Aquisição fonológica do português brasileiro: uma abordagem conexionista da teoria da otimidade. 2005. 388 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras e Artes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

CÂMARA JR., J. M. Estrutura da língua portuguesa. 23. ed. Petrópolis: Vozes, [1970] 1995.

CHOMSKY, N. Language and problems of knowledge: the Managua Lectures. Cambridge: MIT Press, 1988.

COSTA, J.; FREITAS, M. J. Sobre a representação das vogais nasais. In: MATZENAUER, C. L. (org.). Aquisição de língua materna e de língua estrangeira: aspectos fonético-fonológicos. 1ª ed. Pelotas: ALAB/EDUCAT, 2001. p. 87-109.

FRITH, U. Literally changing the brain. Brain 121, v. 6, n. 6, p. 1011-1012, 1998. https://doi.org/10.1093/brain/121.6.1011

GELB, I. J. A study of writing. Chicago: University of Chicago Press, 1952.

GOMBERT, J. E. Metalinguistic development. Chicago: University of Chicago Press, 1992.

HERNANDORENA, C. L. B. M. Aquisição da fonologia do português: estabelecimento de padrões com base em traços distintivos. 1990. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Letras e Artes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1990.

KARMILOFF-SMITH, A. Más allá de la modularidad: la ciencia cognitiva desde la perspectiva del desarrollo. Madrid: Alianza Editorial, S.A., 1994.

KIPARSKY, P.; MENN, L. On the acquisition of phonology. In: MACNAMARA, J. (org.). Language learning and thought. New York: Academic Press, 1977. p. 47-78.

LAMPRECHT, R. R.; BONILHA, G. F. G. A aquisição de [kw] e [gw] sob o enfoque de restrições. VI ENAL, 2003, Porto Alegre, Anais [...]. Porto Alegre: PUCRS, 2003.

LAMPRECHT, R. R. et al. (orgs.). Aquisição fonológica do português: perfil de desenvolvimento e subsídios para terapia. Porto Alegre: ArtMed, 2004.

LANDSMANN, L. T. Aprendizagem da linguagem escrita: processos evolutivos e implicações didáticas. São Paulo: Ática, 1995.

LEE, S. Sílabas no português brasileiro na visão da Teoria da Optimalidade. In: II Congresso Internacional da Abralin, 1999, Florianópolis, Anais... Florianópolis: UFSC, 1999.

LEMLE, M. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 1987.

LIBERMAN, I. Y. et al. Explicit syllable and phoneme segmentation in the young child. Journal of Experimental Child Psychology, v. 18, n. 2, p. 201- 212, 1974. https://doi.org/10.1016/0022-0965(74)90101-5

LORANDI, A.; KARMILOFF-SMITH. From sensitivity to awareness: morphological knowledge and the Representational Redescription model. Letras de Hoje, v. 47, n. 1, p. 6-16, 2012.

LYONS, J. Introduction to Theoretical Linguistics. London: Cambridge University Press, 1968. https://doi.org/10.1017/CBO9781139165570

MACKEN, M. A. Phonological acquisition. In: GOLDSMITH, J. A. (org.). The Handbook of Phonological Theory. Oxford: Blackwell Publishing, 1996. p. 1-17.

MACKEN, M. A. Where is phonology? In: FERGUSON, C; MENN, L; STOEL- GAMMON, C. (orgs.). Phonological development: models, research, implications. The Hague: Holland Academic Graphies, 1992. p. 249-269.

MARTINET, A. Elementos de linguística geral. 2. ed. São Paulo: Editora Livraria Sá da Costa, 1970 [1960].

MATEUS, M. H.; D’ANDRADE, E. The phonology of portuguese. Oxford: Oxford University Press, 2000.

MATZENAUER, C. L. B.; MIRANDA, A. R. M. A construção do conhecimento fonológico na aquisição da linguagem. Rev. Est. Ling., v. 20, n. 2, p. 91-124, 2012. https://doi.org/10.17851/2237-2083.20.2.91-124

MORAIS, J. et al. Does awareness of speech as a sequence of phones arise spontaneously? Cognition, v. 7, p. 323-331, 1979. https://doi.org/10.1016/0010-0277(79)90020-9

MIRANDA, A. R. M. A grafia de estruturas silábicas complexas na escrita de crianças das séries iniciais. In: PINHO, S. Z. (org.). Formação de Educadores: o papel do educador e sua formação. São Paulo: Unesp, 2009a. p. 409-426.

MIRANDA, A. R. M. As sílabas complexas: fonologia e aquisição da linguagem oral e escrita. Fórum linguístico, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 3825-3848, 2019. https://doi.org/10.5007/1984-8412.2019v16n2p3825

MIRANDA, A. R. M. Aquisição da escrita: as pesquisas do GEALE. In: MIRANDA, A. R. M.; CUNHA, A. P. N.; DONICHT, G. (orgs.). Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita. Pelotas: Editora UFPel, 2017. p. 15-50.

MIRANDA, A. R. M. BATALE: Banco de Textos de Aquisição da Linguagem Escrita. Pelotas: Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2001.

MIRANDA, A. R. M. Os dados de aquisição oral e escrita e o estatuto das codas mediais do português. In: FERREIRA-GONÇALVES, G.; KESKE-SOARES, M.; BRUM-DE-PAULA, M. R. Estudos em aquisição fonológica. 1. ed., v. 2. Santa Maria: Sociedade Vicente Pallotti, 2009b. p. 111-130.

MIRANDA, A. R. M. Reflexões sobre a fonologia e a aquisição da linguagem oral e escrita. Veredas online, v. 16, p. 118-135, 2012.

MIRANDA, A. R. M. Um estudo sobre a natureza dos erros (orto)gráficos produzidos por crianças dos anos iniciais. Educ. rev. [online], vol. 36, 2020. https://doi.org/10.1590/0102-4698221615

PACHALSKI, L. A grafia de sílabas complexas na aquisição da escrita: relações entre fonologia e ortografia. 2020. 197 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.

PACHALSKI, L.; MIRANDA, A. R. M. A grafia da rima ramificada em textos dos anos iniciais do ensino fundamental: conhecimento fonológico e ortográfico. In: CAVALCANTE, M. C. B.; BARROS, I. B. R. Linguagem: aquisição da fala e da escrita, 1. ed. vol. 3. Pontes Editores, 2021. p. 138-161.

PACHALSKI, L.; MIRANDA, A. R. M. A grafia de sílabas complexas na escrita inicial: um estudo comparativo entre dados de escrita espontânea e controlada. In: XX Encontro de Pós-Graduação, 2018a, Pelotas, Anais eletrônicos... Pelotas, UFPel: 2018a. Disponível em: <http://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2018/LA_02952.pdf>.

PACHALSKI, L.; MIRANDA, A. R. M. Da grafia do onset complexo à grafia da metátese na aquisição da escrita: um trajeto investigativo na iniciação científica. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2017, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2017b. Disponível em: <http://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2017/LA_03800.pdf>.

READ, C. et al. The ability to manipulate speech sounds depends on knowing alphabetic writing. Cognition, v. 24, p. 31-44, 1986. https://doi.org/10.1016/0010-0277(86)90003-X

SANTOS, R. N. Aquisição de grupos consonânticos e seu impacto nos desempenhos escritos no 1º Ciclo do Ensino Básico. 2013. 154 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 2013.

SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. In: BALLY, C.; SECHEHAYE, A. (orgs.). 28ª ed. São Paulo: Cultrix, 2012 [1916].

SELKIRK, E. The syllable. In: HULST, H.; SMITH, N. (orgs.). The structure of phonological representations. v. 2. Dordrecht: Foris, 1982. p. 337-379.

SEYMOUR, P. H. K. Foundations of orthographic development. In: PERFETTI, C. A; RIEBEN, L.; FAYOL, M. (orgs.). Learning to spell. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1997. p. 319-337.

SEYMOUR, P. H. K.; ARO, M.; ERSKINE, J. M. Foundation literacy acquisition in european orthographies. British Journal of Psychology, v. 94, p. 143–174, 2003. https://doi.org/10.1348/000712603321661859

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

TREIMAN, R. The Role of Intrasyllabic Units in Learning to Read and Spell. In: GOUGH, P. B.; EHRI, L. C.; TREIMAN, R. Reading Acquisition. New Jersey, London: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 1992. p. 65-106. https://doi.org/10.4324/9781351236904-4

VELOSO, J. Língua na escrita e a escrita da língua: algumas considerações gerais sobre transparência e opacidade fonémicas na escrita do português e outras questões. INVEP, Lisboa, v. VI, n. 1, p. 49-69, 2005.

VIARO, M. E.; GUIMARÃES-FILHO, Z. Análise quantitativa da frequência dos fonemas e estruturas silábicas portuguesas. Estudos Linguísticos, v. 36, n. 1, p. 27-36, 2007.

Publicado
2022-03-29
Como Citar
Pachalski, L., & Miranda, A. R. M. (2022). Sílabas complexas na escrita de crianças dos anos iniciais: indícios sobre o acesso às estruturas intrassilábicas. Revista Linguagem & Ensino, 24(4), 868-892. https://doi.org/10.15210/rle.v24i4.21278