O Conhecimento do sistema fonológico e o ensinar a ler

Aspectos da formação (psico) linguística da professora alfabetizadora

Palavras-chave: Alfabetização, Sistema fonológico, Sistema de escrita alfabético, Formação do alfabetizador.

Resumo

O sistema fonológico está na base da representação escrita das línguas cujo sistema de registro é alfabético. Por isso, seu conhecimento explícito e teórico é fundamental à professora alfabetizadora, uma vez que tal conhecimento é acionado e manipulado nos processos de aprendizagem inicial da leitura e da escrita. Assumindo perspectiva psicolinguística, neste artigo nos dedicamos a explorar tal conhecimento para a formação das professoras alfabetizadoras. Quanto ao método, este estudo é bibliográfico. Na discussão proposta, consideramos os processos de leitura e escrita e algumas das implicações do conhecimento do sistema fonológico ao ensino e à aprendizagem na alfabetização de crianças típicas em português brasileiro.

Biografia do Autor

Ana Cláudia de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC
Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Linguística. Área de concentração: Psicolinguística.
Letícia Junkes, Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da rede pública de educação municipal de Antônio Carlos, Santa Catarina.

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Publicado
2022-03-29
Como Citar
Cláudia de Souza, A., & Junkes, L. (2022). O Conhecimento do sistema fonológico e o ensinar a ler: Aspectos da formação (psico) linguística da professora alfabetizadora. Revista Linguagem & Ensino, 24(4), 943-965. https://doi.org/10.15210/rle.v24i4.21281