Os Centros de línguas e o potencial desenvolvimento de práticas decoloniais no ensino, aprendizagem e formação docente
Palavras-chave:
Ensino de línguas, Centros de línguas, Decolonialidade, Formação de professores
Resumo
Este artigo trata dos Centros de Línguas e o potencial desses espaços para estimular práticas decoloniais no processo de ensino e aprendizagem de línguas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, fundamentada na Pedagogia Crítica e na Pedagogia Pós-método, em diálogo com a perspectiva decolonial. Os resultados apontam ações presentes e futuras que podem potencializar a decolonialidade dos espaços formais de ensino e aprendizagem, dos materiais didáticos e da formação docente. Nesse sentido, por meio dos Centros de Línguas, é possível reinventar novos cenários e experiências de aprendizagem que transcendem e transgridem as tradicionais fronteiras da sala de aula e suas configurações pré-definidas, fomentar a criação de materiais didáticos, com abordagens críticas e tópicos ligados à realidade social dos estudantes, e contribuir com a formação docente, com foco no desenvolvimento de uma consciência política, linguística, cultural e social sobre o ensino e aprendizagem de línguas e sua legitimação.Downloads
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Publicado
2022-12-16
Como Citar
Maria Weirich da Silva Coelho, I. (2022). Os Centros de línguas e o potencial desenvolvimento de práticas decoloniais no ensino, aprendizagem e formação docente. Revista Linguagem & Ensino, 19-39. https://doi.org/10.15210/10.15210/RLE.V25II.4215
Edição
Seção
Artigos
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