O Papel do humor no ensino remoto de língua alemã por meio dos multiletramentos
Palavras-chave:
Humor, Pedagogia dos Multiletramentos, Ensino de alemão
Resumo
Diante do uso cada vez mais frequente de tecnologias digitais no ensino remoto, torna-se necessário refletir sobre a importância da multimodalidade na produção de conhecimentos pelos alunos. Tomando por base tal premissa, assim como a Pedagogia dos Multiletramentos (CAZDEN et. al, 1996), realizamos uma análise do humor, como modo de sentido, ao ser usado pelos alunos em diferentes designs. O contexto da pesquisa foram aulas remotas online de alemão em um projeto de extensão na escola pública. A coleta de dados ocorreu com quatro alunos do projeto, por meio de diários reflexivos da pesquisadora, gravação das aulas, atividades realizadas pelos alunos e entrevistas com os participantes. A análise revelou que o uso de diferentes websites e materiais multimodais no desenvolvimento de designs de maneira livre e criativa possibilitou o uso do humor na construção de significados pelos alunos, o que também promoveu a aprendizagem em um ambiente mais prazeroso.
Publicado
2022-12-22
Como Citar
dos Santos Marques, L., & Cecílio de Faria Rozenfeld, C. (2022). O Papel do humor no ensino remoto de língua alemã por meio dos multiletramentos. Revista Linguagem & Ensino, 25(especial), 39-59. https://doi.org/10.15210/10.15210/RLE.V25especial.4383
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).