Emoji use in whatsapp interactions

Discursive functions, group formation strategies, and mediation

Palavras-chave: Uso de emoji, Interações de WhatsApp, Funções discursivas, Estratégias de formação de grupos, Mediação

Resumo

Este estudo analisa as interações de 227 professores em um curso de ensino e aprendizagem de línguas no WhatsApp e tem como objetivo a) identificar o uso de emojis em funções sintáticas e discursivas em experiências educacionais via WhatsApp, b) compreender o papel dos emojis na evolução das comunidades de aprendizagem nesse aplicativo, e c) discutir o uso de emojis na mediação de experiências educacionais online. Os resultados mostram o uso de emojis com diversas funções sintáticas e discursivas destinadas a compensar a ausência de recursos não verbais típicos das interações face a face. Sugerem também que os emojis contribuíram significativamente para a construção da coesão do grupo, sentimento de pertencimento e manifestações identitárias nas interações ocorridas durante o curso, bem como a apropriação dos emojis como estratégia de mediação para destacar as postagens de educadores e tutores e para incitar as intervenções pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-12-22
Como Citar
Braga, J., S. Martins, A. C., & Racilan, M. (2022). Emoji use in whatsapp interactions: Discursive functions, group formation strategies, and mediation. Revista Linguagem & Ensino, 25(especial), 60-79. https://doi.org/10.15210/10.15210/RLE.V25especial.4410