Ciência aberta e suas contribuições para a educação aberta
Palavras-chave:
Recursos Educacionais Abertos, Ciência Aberta, Educação Aberta, Linguística Aplicada
Resumo
Este ensaio tem por objetivo refletir sobre a relação entre a Ciência Aberta e a Educação Aberta. Advogo em favor de um modelo o qual produtos resultantes da nova cultura científica proposta pela Ciência Aberta devem ser considerados Recursos Educacionais Abertos, assim ajudando a transformar os processos de ensino e aprendizagem. Estes estariam baseados em ações de pesquisa, que incluiriam diferentes segmentos da sociedade, além de saberes e conhecimentos locais. Por conseguinte, tal transformação teria consequências para a formação de professores e das práticas pedagógicas no ensino de línguas. Inicia-se o artigo com uma discussão sobre as motivações deste trabalho, discutindo-se, então, as principais características da Ciência Aberta e seu potencial de contribuições para a Linguística Aplicada.
Publicado
2022-12-22
Como Citar
Esteves de Lima Lopes, R. (2022). Ciência aberta e suas contribuições para a educação aberta. Revista Linguagem & Ensino, 25(especial), 141-155. https://doi.org/10.15210/10.15210/RLE.V25especial.4441
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).