Ciência aberta e suas contribuições para a educação aberta

  • Rodrigo Esteves de Lima Lopes Unicamp
Palavras-chave: Recursos Educacionais Abertos, Ciência Aberta, Educação Aberta, Linguística Aplicada

Resumo

Este ensaio tem por objetivo refletir sobre a relação entre a Ciência Aberta e a Educação Aberta. Advogo em favor de um modelo o qual produtos resultantes da nova cultura científica proposta pela Ciência Aberta devem ser considerados Recursos Educacionais Abertos, assim ajudando a transformar os processos de ensino e aprendizagem. Estes estariam baseados em ações de pesquisa, que incluiriam diferentes segmentos da sociedade, além de saberes e conhecimentos locais. Por conseguinte, tal transformação teria consequências para a formação de professores e das práticas pedagógicas no ensino de línguas. Inicia-se o artigo com uma discussão sobre as motivações deste trabalho, discutindo-se, então, as principais características da Ciência Aberta e seu potencial de contribuições para a Linguística Aplicada.
Publicado
2022-12-22
Como Citar
Esteves de Lima Lopes, R. (2022). Ciência aberta e suas contribuições para a educação aberta. Revista Linguagem & Ensino, 25(especial), 141-155. https://doi.org/10.15210/10.15210/RLE.V25especial.4441