Pandemia, ambientes digitais e emoções na formação inicial de professores

Palavras-chave: tecnologias digitais, emoções, formação inicial de professores, inglês

Resumo

A excepcionalidade imposta pela pandemia da COVID-19 provocou um uso intensivo de tecnologias digitais e experiências de ensino/aprendizagem antes somente discutidas em aulas teóricas na formação inicial de professores de Inglês. Neste artigo, a meta é compreender a avaliação da experiência de estudantes na disciplina online de Metodologia de Ensino de Língua Inglesa no início da pandemia à luz do papel das emoções neste processo. A reflexão conceitual é feita em conjunto com análise de conteúdo de registros de autoavaliação e diário de bordo. Os resultados indicam uma avaliação positiva da experiência e de ambientes digitais síncronos e assíncronos, aumento da confiança para comunicação no WhatsApp, confluência de emoções que fortalecem o engajamento com a metodologia ativa e a díade teoria e prática, a emergência de sentimentos de coragem e esperança. Os resultados reiteram estudos na Linguística Aplicada que uma formação de professores atualizada é fortalecida com reflexão, uso efetivo de tecnologias digitais em ambientes diversos e atenção às relações e às emoções.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-12-22
Como Citar
Camargo Aragão, R. (2022). Pandemia, ambientes digitais e emoções na formação inicial de professores. Revista Linguagem & Ensino, 25(especial), 156-178. https://doi.org/10.15210/10.15210/RLE.V25especial.4442