Formación docente en blended learning y pedagogía de géneros textuales para la enseñanza de comprensión lectora
Palavras-chave:
Pedagogia dos gêneros textuais, aprendizado híbrido, Educação superior, Compreensão de leitura
Resumo
O artigo apresenta a validação de um programa de formação de professores na modalidade de ensino híbrido sobre a pedagogia dos gêneros textuais para o desenvolvimento da compreensão leitora no Ensino Superior. Foi elaborada uma proposta para atender às necessidades de formação dos professores em competencias tecnológicas da informação e comunicação e nas metodologias da pedagogia dos gêneros textuais. A validação foi realizada pelo método de julgamento de especialistas, quinze internacionais e quatro nacionais. Os especialistas destacam o caráter inovador do design no que diz respeito ao uso de tecnologias digitais para gerar um cenário flexível que promova o desenvolvimento de atitudes, habilidades e competências para o design de cursos. Eles recomendam aumentar a interação, suporte e flexibilidade de design, aumentando o número de atividades síncronas e assíncronas. Após avaliação e contribuição dos juízes, foi desenvolvida uma segunda versão do programa de treinamento.
Publicado
2022-12-22
Como Citar
Margarida Villarreal Villa , S., Ricardo Barreto, C., & Vásquez Astudillo, M. (2022). Formación docente en blended learning y pedagogía de géneros textuales para la enseñanza de comprensión lectora. Revista Linguagem & Ensino, 25(especial), 205-224. https://doi.org/10.15210/10.15210/RLE.V25especial.4444
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).