Entre o articulatório, o acústico e o representacional
uma releitura do significante
Palavras-chave:
Imagem acústica, Significante, Signo linguístico, Unidade
Resumo
A partir da discussão acerca do signo linguístico proposto por Ferdinand de Saussure, este estudo se propõe a explorar conceitos basilares da teoria desse linguista, focando principalmente no Curso de Linguística Geral, com o objetivo de sustentar uma releitura para a porção significante, englobando três aspectos: articulatório, acústico e representacional. Com base na leitura das principais obras saussurianas, assim como em trabalhos de linguistas que se debruçam na teoria, consideramos os conceitos de unidade, de valor e de arbitrário, com ênfase no arbitrário relativo, para sedimentar essa discussão linguística, no que tange à assimetria do signo e à influência do significante na composição da unidade, e para fundamentar o aspecto trino do significante.
Publicado
2023-11-13
Como Citar
Milano, L., & da Silveira Riter, C. (2023). Entre o articulatório, o acústico e o representacional: uma releitura do significante. Revista Linguagem & Ensino, 26(2), 270-281. https://doi.org/10.15210/rle.v26i2.25640
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).