Translinguagem e educação de surdos

possibilidades a partir da digitalidade

  • Virgínia Maria Zilio
Palavras-chave: Educação linguística de surdos, Translinguagem, Digitalidade

Resumo

O presente artigo discute a educação de surdos, considerando o atravessamento da digitalidade no atual contexto educacional, com o intuito de ampliar as possibilidades de interação e comunicação alinhadas aos pressupostos da condição da digitalidade. Assumindo a perspectiva translíngue, parte-se da experiência subjetiva encontrada em narrativas de youtubers surdos brasileiros para repensar posicionamentos e atitudes com relação à educação linguística de surdos. A partir das análises, observa-se a necessidade de uma orientação de maior abertura e menor restrição no que diz respeito aos contextos comunicativos, enfatizando duas características contemporâneas que se evidenciam nas condições do presente: o atravessamento digital e suas possibilidades e o multilinguismo possibilitado pela perspectiva translíngue. Considera-se que a educação bilíngue de surdos não deve ser o objetivo final da educação de surdos, mas sim o ponto de partida para uma educação linguística compatível com uma sociedade digital.

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Publicado
2023-11-16
Como Citar
Maria Zilio, V. (2023). Translinguagem e educação de surdos: possibilidades a partir da digitalidade. Revista Linguagem & Ensino, 26(1), 22-35. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/25694