Perspectivas (de)coloniais na educação linguística

uma análise de concepções monolíngues nas práticas escolares para/com pessoas surdas

  • Cláudia de Souza Martins Lima
  • Karlene Ferreira de Souza
  • Shelton Lima de Souza
Palavras-chave: Estudos culturais, Estudos decoloniais, Alfabetização e letramento, Educação linguística de surdos

Resumo

Este ensaio tem como objetivo apresentar discussões e reflexões acerca das contribuições dos Estudos Culturais e decoloniais em relação à educação de surdos, problematizando alguns elementos de documentos educacionais que se referem a práticas de alfabetização e de letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir das perspectivas de linguagem, de educação e de identidade dos Estudos Culturais e dos estudos decoloniais, propõem-se algumas problematizações referentes a possibilidades de se pensar sentidos e práticas insurgentes e, portanto, sentidos outros na educação linguística para/com surdos. Neste ensaio, sustentamos que o processo de ação decolonial no campo da educação, intrinsecamente relacionado a perspectivas linguístico-identitárias, implica a ruptura de modelos de ensino de línguas advindos da hegemonia construída em torno das línguas oroauditivas. Nesse sentido, propomos romper com a noção de que pessoas surdas no Brasil devem fazer uma transposição direta de variedade padrão do português para suas produções textuais escritas.

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Publicado
2023-11-16
Como Citar
de Souza Martins Lima, C., Ferreira de Souza, K., & Lima de Souza, S. (2023). Perspectivas (de)coloniais na educação linguística: uma análise de concepções monolíngues nas práticas escolares para/com pessoas surdas. Revista Linguagem & Ensino, 26(1), 52-66. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/25701