(De)colonialidade na educação bilíngue para surdos/as no Brasil
trajetórias para gretar
Palavras-chave:
Educação, Bilinguismo, Surdos/as, Decolonialidade, Minoria linguística
Resumo
Este trabalho busca refletir sobre os tensionamentos entre diferentes perspectivas no que tange à educação de Surdos/as no cenário histórico brasileiro, trazendo entrelaçamentos com bases teóricas da decolonialidade. Adotou-se a abordagem metodológica qualitativa, de cunho exploratório. Os resultados indicam que as políticas educacionais, regulamentadoras do processo de escolarização para os/as alunos/as Surdos/as, apresentam avanços nas últimas duas décadas. No entanto, longe de serem pacíficos, tais avanços foram conquistados pela permanente mobilização da comunidade Surda a favor de direitos e de políticas públicas direcionadas a esse grupo linguístico minorizado. Concluise que a promoção de práticas assistencialistas e capacitistas deflagram fortes vestígios coloniais, os quais só podem ser mitigados por meio de uma Educação Bilíngue verdadeiramente intercultural.Downloads
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Referências
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Publicado
2023-11-17
Como Citar
do Prado-Barros, T., Tavares-Santos, V., & Albuquerque, R. (2023). (De)colonialidade na educação bilíngue para surdos/as no Brasil: trajetórias para gretar. Revista Linguagem & Ensino, 26(1), 67-83. https://doi.org/10.15210/rle.v26i1.6803
Seção
Artigos
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