Os efeitos da colaboração na produção de textos escritos em libras/ELIS

um estudo sobre estratégias de aprendizagem

  • Guilherme Gonçalves de Freitas
  • Francisco José Quaresma de Figueiredo
Palavras-chave: Língua brasileira de sinais, Escrita das línguas de sinais (ELiS), Estratégias

Resumo

Neste artigo, analisamos as estratégias utilizadas por quatro alunos/as Surdos/as e quatro alunos/as ouvintes durante a escrita colaborativa de textos em Libras/ELiS. A pesquisa ocorreu em uma turma do 5º período do curso de Letras: Libras da Universidade Federal de Goiás. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e os dados foram obtidos por meio de gravações em vídeo e em áudio das interações realizadas entre os/as participantes. Os resultados evidenciaram que a colaboração entre os/as participantes foi bastante benéfica, levando os/as alunos/as a trocar informações linguísticas e conceituais ao escrever com seus pares. Além disso, puderam fazer o uso de diversas estratégias, tais como: o uso da L1 (da Libras e do português); conversas sobre os procedimentos das tarefas; o uso de scaffolding ao pedir esclarecimentos sobre algo que o/a colega não compreendia; e o uso de gestos, de apontamento visuogestual e de repetições dos sinais em Libras.

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Publicado
2023-11-17
Como Citar
Gonçalves de Freitas, G., & José Quaresma de Figueiredo, F. (2023). Os efeitos da colaboração na produção de textos escritos em libras/ELIS: um estudo sobre estratégias de aprendizagem. Revista Linguagem & Ensino, 26(1), 98-120. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/25725