Os efeitos da colaboração na produção de textos escritos em libras/ELIS

um estudo sobre estratégias de aprendizagem

  • Guilherme Gonçalves de Freitas
  • Francisco José Quaresma de Figueiredo
Palavras-chave: Língua brasileira de sinais, Escrita das línguas de sinais (ELiS), Estratégias

Resumo

Neste artigo, analisamos as estratégias utilizadas por quatro alunos/as Surdos/as e quatro alunos/as ouvintes durante a escrita colaborativa de textos em Libras/ELiS. A pesquisa ocorreu em uma turma do 5º período do curso de Letras: Libras da Universidade Federal de Goiás. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e os dados foram obtidos por meio de gravações em vídeo e em áudio das interações realizadas entre os/as participantes. Os resultados evidenciaram que a colaboração entre os/as participantes foi bastante benéfica, levando os/as alunos/as a trocar informações linguísticas e conceituais ao escrever com seus pares. Além disso, puderam fazer o uso de diversas estratégias, tais como: o uso da L1 (da Libras e do português); conversas sobre os procedimentos das tarefas; o uso de scaffolding ao pedir esclarecimentos sobre algo que o/a colega não compreendia; e o uso de gestos, de apontamento visuogestual e de repetições dos sinais em Libras.

Referências

ARAÚJO, M. A. F.; FIGUEIREDO, F. J. Q. de. Interação e colaboração no processo de escrita e reescrita de textos em língua inglesa. Revista Desempenho, v. 1, n. 24, p. 1-20, 2015.
BARROS, M. E. ELiS: sistema brasileiro de escrita das línguas de sinais. Porto Alegre: Ed. Penso, 2015.
BARROS, M. E.; FERNANDES, L. A. Projeto dicionário DEIT - Libras em ELiS: Análise da ELiS. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 2, n. 1, p. 96-109, 2017.
BRANDÃO, F. Dicionário ilustrado de Libras. São Paulo: Global, 2011.
BRUFFEE, K. A. Collaborative Learning: Higher education, interdependence, and the authority of knowledge. London: The Johns Hopkins University Press, 1999.
CÂNDIDO JÚNIOR, A. Os processos de colaboração e de negociação durante a realização de atividades comunicativas. In: FIGUEIREDO, F. J. Q. de. (Org.). A aprendizagem colaborativa de línguas. 2. ed. rev. ampl. Goiânia: Ed. UFG, 2018. p. 59-98.
CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira. v. 1: Sinais de A a L (p. 1-834). São Paulo: Edusp, Fapesp, Fundação Vitae, Feneis, Brasil Telecom, 2001.
CARVALHO, A. G. C.; BARROS, E. M.; EL KHOURI, J. I. B.; VIANA-SILVA, L. Libras e ASL representadas pela Escrita das Línguas de Sinais – ELiS. Revista Intercâmbio dos Congressos Internacionais de Humanidades, n. 6, p. 23-34, 2016.
COELHO, E. Cooperative Learning: Foundation for a communicative curriculum. In: KESSLER, C. (Ed.). Cooperative Language Learning: A Teacher’s Resource Book. New Jersey: Prentice Hall Regents, 1992. p. 31-49.
ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.
FAYOL, M. Aquisição da escrita. Trad. Marcos Bagno. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2014. FERNANDES, L. A. ELiS – internacionalização da escrita das línguas de sinais. Saarbrücken, Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2015.
FIGUEIREDO, F. J. Q. de. A aprendizagem colaborativa de línguas: considerações conceituais e aplicações em distintos contextos. In: FIGUEIREDO, F. J. Q. de. (Org.). A aprendizagem colaborativa de línguas. 2. ed. rev. ampl. Goiânia: Ed. UFG, 2018. p. 13-57.
FIGUEIREDO, F. J. Q. de. Correção com os pares: os efeitos do processo da correção dialogada na aprendizagem da escrita em língua inglesa. 2001. 340 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.
FIGUEIREDO, F. J. Q. de. Vygotsky: a interação no ensino-aprendizagem de línguas. São Paulo: Parábola, 2019.
FIGUEIREDO, F. J. Q. de; OLIVEIRA-SILVA, C. M. de; OLIVEIRA, Q. M. de; FREITAS, G. G. de. A aprendizagem colaborativa em contextos educacionais com alunos surdos e ouvintes: um olhar sobre três estudos. In: SILVA, K. A. da; CONCEIÇÃO, M. P. (Orgs.). Experiências no ensinoaprendizagem e na formação de professores de línguas: Festschrift para Laura Miccoli. Campinas: Pontes Editores, 2022. p. 149-177.
FREITAS, G. G. de. Escrevendo em Libras/ELiS: estratégias de produção colaborativa de textos, análise de erros e percepção dos alunos Surdos e ouvintes. 2020. 257 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
FREITAS, G. G. de.; FIGUEIREDO, F. J. Q. de. O processo de colaboração na produção de textos em Escrita das Línguas de Sinais (ELiS): um estudo sobre as interações entre alunos surdos. Pensares em Revista, n. 14, p. 52-73, 2019.
FREITAS, G. G. de.; FIGUEIREDO, F. J. Q. de.; BARROS, M. E. Por que escrever em língua de sinais? Revista Diálogos (RevDia), v. 8, n. 2, p. 54-69, 2019.
FREITAS, G. G. de; FIGUEIREDO, F. J. Q. de; COSTA, A. M. da. A colaboração na aprendizagem de escrita de sinais (ELiS): o que pensam alunos ouvintes sobre o trabalho em pares? Revista X, v. 14, n. 4, p. 277-299, 2019.
FREITAS, G. G. de; MELO, N. M. L. R. V. de; BARROS, M. E. João e Maria/irmãos Grimm. Goiânia: Tutti Editora, 2021a.
FREITAS, G. G. de; MELO, N. M. L. R. V. de; BARROS, M. E. Os doze caçadores/irmãos Grimm. Goiânia: Tutti Editora, 2021b.
GESSER, A. LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009. LUZ, R. D. Cenas surdas: os surdos terão um lugar no coração do mundo? São Paulo: Parábola, 2013.
NYIKOS, M.; HASHIMOTO, R. Constructivist theory applied to collaborative learning in teacher education: In search of ZPD. The Modern Language Journal, v. 81, n. 4, p. 506-517, 1997. OLIVEIRA, Q. M. de. A aprendizagem de Libras e de português em contexto de Tandem: um estudo com alunos do curso de Leras: Libras da UFG. 2017. 127 f. Dissertação (Metrado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Letras, Goiás, Goiânia. 2017.
OLIVEIRA, Q. M. de; FIGUEIREDO, F. J. Q. de. O processo de ensino-aprendizagem de português escrito para surdos em sessões de tandem. Revista Linguagem & Ensino, v. 23, n. 4, p. 11791203, 2020.
OLIVEIRA-SILVA, C. M. A aprendizagem colaborativa de inglês instrumental por alunos surdos: um estudo com alunos do curso de Letras: Libras da UFG. 2017. 286 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
PAIVA, V. L. M. O. Aquisição de segunda língua. São Paulo: Parábola, 2014.
PICA, T. Research on negotiation: What does it reveal about second-language learning conditions, processes, and outcomes? Language Learning, v. 44, n. 3, p. 493-527, 1994.
PIXAR. For The Birds. Produção de Ralph Eggleston. Youtube, 2012. 1 vídeo (3 min e 25 segundos). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nYTrIcn4rjg. Acesso em: 14. jun. 2019.
RIGONATO, L. G. N. A correção com os pares em um contexto de ensino-aprendizagem de português como língua estrangeira: um estudo com alunos intercambistas da UFG. 2017. 164 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Letras, Goiás, Goiânia. 2017.
RODRIGUES, K. A. Do planejamento à revisão: uma investigação de textos escritos em língua inglesa por alunos adolescente. 2003. 191 f. Dissertação (Metrado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Letras, Goiás, Goiânia. 2003.
SABOTA, B. Traçando os fios da leitura em língua inglesa: por uma resolução colaborativa de exercícios de compreensão textual. In: FIGUEIREDO, F. J. Q. de. (Org.). A aprendizagem colaborativa de línguas. 2. ed. rev. ampl. Goiânia: Ed. UFG, 2018. p. 99-131.
SOUTHEASTERN GUIDE DOGS. PIP. Produção de Bruno Simões. Youtube, 2018 (4 minutos e 5 segundos). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=07d2dXHYb94. Acesso em: 14 jun. 2019.
TRAN, H. V. H. The zone of proximal privilege: towards a Vygotskian theory of privilege in education. International Journal of Qualitative Studies in Education, v. 35, n. 7, p. 1-14, 2022. VILLAMIL, O. S.; GUERRERO, M. C. M. de. Peer revision in the L2 classroom: Social cognitive activities, mediating strategies, and aspects of social behavior. Journal of Second Language Writing, v. 5, n. 1, p. 51-75, 1996.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
VYGOTSKY, L. S. The development of higher forms of attention in childhood. In: WERTSCH, J. V. (ed.). The concept of activity in Soviet psychology. New York: M. E. Sharpe, 1981. p. 189240.
WOBETO, R. Produção colaborativa de textos escritos em língua inglesa: um estudo de caso. 2012. 159 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.
WOOD, D.; BRUNER, J. S.; ROSS, G. The role of tutoring in problem solving. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 17, p. 89-100, 1976.
Publicado
2023-11-17
Como Citar
Gonçalves de Freitas, G., & José Quaresma de Figueiredo, F. (2023). Os efeitos da colaboração na produção de textos escritos em libras/ELIS: um estudo sobre estratégias de aprendizagem. Revista Linguagem & Ensino, 26(1), 98-120. https://doi.org/10.15210/rle.v26i1.6745