A construção da identidade surda em o grito da gaivota, de Emmanuelle Laborit
como e por quê?
Resumo
Esta pesquisa objetiva analisar, na obra autobiográfica O Grito da Gaivota, traços, elementos e/ou aspectos da cultura e da identidade surda, tendo em vista a necessidade de aprofundamento quanto à temática da surdez, assunto até então pouco conhecido e valorizado que leva os surdos a serem nomeados erroneamente e vistos, muitas vezes, com inferioridade. A pesquisa conta, como pressupostos teóricos, com trabalhos de Laraia (2005), Santana e Bergamo (2005), Strobel (2008), Perlin e Strobel (2014), Strobel (2016), entre outros. Quanto à metodologia, esta pesquisa classifica-se como documental, visto que recorre a fontes primárias; do tipo qualitativa, pois considera uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito; e descritiva, com a finalidade de descrever e analisar a obra de acordo com o objetivo geral. Os achados da pesquisa evidenciaram a presença de artefatos culturais que possibilitam a construção da identidade surda da personagem Emmanuelle Laborit.
Publicado
2023-12-08
Como Citar
Tenório Sousa Carvalho, D., & Lima, E. (2023). A construção da identidade surda em o grito da gaivota, de Emmanuelle Laborit: como e por quê?. Revista Linguagem & Ensino, 26(1), 196-212. https://doi.org/10.15210/rle.v26i1.6739
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).