As fases históricas da análise linguística

caracterizações e exemplificações

  • Bruno Ciavolella Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí
  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Análise linguística, Fases históricas, Caracterização

Resumo

Este artigo almeja contribuir para a expansão conceitual e prática da história da análise linguística (AL) como eixo de ensino das aulas de Língua Portuguesa no Brasil. Para tanto, elaboram-se, exemplificam-se e caracterizam-se atividades de AL a partir de um recorte temporal de três fases já constituídas pela literatura: 1ª) 1980-1990; 2ª) 2000-2010; e 3ª) 2010 até os dias atuais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho teórico e prospectivo-exemplificativo. A primeira fase se sustenta na concepção interacionista de linguagem, cujas atividades se caracterizam pela reflexão a respeito dos recursos expressivos como possibilidades de construção de sentido. A segunda fase é tipificada pela reflexão sobre a constituição do gênero discursivo a partir das escolhas linguístico-discursivas. A terceira fase se marca por atividades que buscam a reflexão sobre como os recursos expressivos se constituem como escolhas valorativas, a refratar e refletir as ideologias que se fazem pela linguagem. Com isso, subsidia-se o professor e o pesquisador do ensino de língua na compreensão, produção e aplicação de atividades de análise linguística.

Biografia do Autor

Bruno Ciavolella, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí
Professor do Colegiado de Letras da Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí. Mestre e Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Maringá. ORCID:https://orcid.org/0000-0003-0271-8350.
Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá
Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá-PR, Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista, com Pós-Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Suas pesquisas envolvem o trabalho com leitura e escrita na formação inicial e continuada do professor de línguas. É líder do Grupo de Pesquisa “Interação e escrita” (UEM/CNPq).

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Publicado
2024-09-02
Como Citar
Ciavolella, B., & Menegassi, R. J. (2024). As fases históricas da análise linguística: caracterizações e exemplificações. Revista Linguagem & Ensino, 27(1), 66-89. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/26637
Seção
Artigos