As fases históricas da análise linguística
caracterizações e exemplificações
Resumo
Este artigo almeja contribuir para a expansão conceitual e prática da história da análise linguística (AL) como eixo de ensino das aulas de Língua Portuguesa no Brasil. Para tanto, elaboram-se, exemplificam-se e caracterizam-se atividades de AL a partir de um recorte temporal de três fases já constituídas pela literatura: 1ª) 1980-1990; 2ª) 2000-2010; e 3ª) 2010 até os dias atuais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho teórico e prospectivo-exemplificativo. A primeira fase se sustenta na concepção interacionista de linguagem, cujas atividades se caracterizam pela reflexão a respeito dos recursos expressivos como possibilidades de construção de sentido. A segunda fase é tipificada pela reflexão sobre a constituição do gênero discursivo a partir das escolhas linguístico-discursivas. A terceira fase se marca por atividades que buscam a reflexão sobre como os recursos expressivos se constituem como escolhas valorativas, a refratar e refletir as ideologias que se fazem pela linguagem. Com isso, subsidia-se o professor e o pesquisador do ensino de língua na compreensão, produção e aplicação de atividades de análise linguística.Referências
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