Garimpagem

estratégia de mapeamento de estudos

  • Chris Royes Schardosim Instituto Federal Catarinense (IFC) http://orcid.org/0000-0002-2303-2377
  • Claudia Winfield Universidade Tecnológica Federal do Paraná: Pato Branco, PR, BR
  • Lêda Tomitch Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Revisão bibliográfica, Estratégia de garimpagem, Compreensão leitora em português brasileiro

Resumo

O presente artigo tem por objetivo examinar e discutir métodos de revisão bibliográfica e, a partir desse exame e discussão, sugerir estratégias para métodos de revisão bibliográfica e aplicá-las para uma busca de trabalhos na área de leitura em português brasileiro com foco em estratégias de compreensão leitora. O método do artigo foi uma pesquisa documental a partir da base de dados Scielo utilizando uma estratégia de mapeamento de estudos baseada em Gómez Vargas, Galeano Higuita e Jaramillo Muñoz (2015), para o qual cunhamos o termo garimpagem como estratégia para o mapeamento de estudos sobre o tema de estratégias de compreensão leitora em português brasileiro como L1. O mapeamento resultou na identificação de 17 trabalhos sobre o tema no período de 2013 a 2023, os quais mostram as temáticas mais frequentes encontradas neste artigo e a aplicabilidade do modelo.

Biografia do Autor

Chris Royes Schardosim, Instituto Federal Catarinense (IFC)
Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Professora EBTT no Instituto Federal Catarinense, IFC.
Claudia Winfield, Universidade Tecnológica Federal do Paraná: Pato Branco, PR, BR
Professora adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no câmpus de Pato Branco. É doutora em Estudos da Linguagem no Programa de Pós-Graduação em Inglês UFSC (2010-2014), período em que foi bolsista CNPq. Possui mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e graduação em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988). Realizou pós-doutorado na área de bilinguismo e leitura em bilíngues. Seu interesse acadêmico está voltado para leitura, bilinguismo e leitura em bi/multilíngues.
Lêda Tomitch, Universidade Federal de Santa Catarina
É professora titular do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários desde 1996. Possui mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) (1988) e doutorado em Letras (Linguística Aplicada) (1995), ambos pela UFSC. Realizou pós-doutoramento na área de processamento da linguagem, no Center for Cognitive Brain Imaging, na Carnegie Mellon University, nos EUA (1999-2000), e na Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, no Centre for Brain Research (Fev 2018 a Jan 2019). Seus interesses de pesquisa incluem os seguintes temas: relação entre a capacidade da memória de trabalho e a compreensão e produção escritas; a implementação dos processos componenciais da leitura no cérebro humano; e o ensino da leitura.

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Publicado
2024-09-02
Como Citar
Schardosim, C. R., Marchese Winfield, C., & Maria Braga Tomitch, L. (2024). Garimpagem: estratégia de mapeamento de estudos. Revista Linguagem & Ensino, 27(1), 118-135. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/26700
Seção
Artigos