Na trilha do pertencimento

a inserção de novos membros na comunidade acadêmica por meio da apropriação dos gêneros do discurso próprios deste campo de atividade

  • Viviane Raposo Pimenta Universidade Federal de Ouro Preto
Palavras-chave: Letramento acadêmico-científico, Gêneros do discurso, Linguística Aplicada, Pesquisa-ação, Ativismo profissional

Resumo

A pesquisa lança luz sobre a investigação relativa ao processo formativo de graduandos cursando o 2º período do curso de Letras em uma Instituição de Ensino Superior pública e diz respeito ao letramento acadêmico e à apropriação dos gêneros do discurso acadêmico-científico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com aportes autoetnográficoss, realizada com alunos de quatro cursos de Letras que cursaram a disciplina “Formação do Profissional de Letras” entre os anos de 2021 e 2023. A análise dos gêneros do discurso produzidos pelos alunos, nas modalidades escrita, oral e multimodal, e os registros feitos em diário de campo pela professora da disciplina sinalizam que os graduandos compreenderam a necessidade de apropriação dos gêneros acadêmicos, não apenas como uma exigência do campo, mas como um passo fundamental para a sua aceitação, por parte daqueles que já são membros dessa comunidade, inserção e efetiva participação nessa esfera de atividade.

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Biografia do Autor

Viviane Raposo Pimenta, Universidade Federal de Ouro Preto
Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguística e Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. Professora do Ensino Superior do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras – Posletras – da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

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Publicado
2025-01-16
Como Citar
Raposo Pimenta, V. (2025). Na trilha do pertencimento: a inserção de novos membros na comunidade acadêmica por meio da apropriação dos gêneros do discurso próprios deste campo de atividade. Revista Linguagem & Ensino, 27(3), 540-560. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/26730