Do letramento digital ao letramento digital móvel

conceitos e práticas sociais

  • Lilia Aparecida Costa Gonçalves Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
  • Márcio Luiz Corrêa Vilaça UNIGRANRIO
  • Kátia Cristina do Amaral Tavares Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Tecnologias móveis, Letramento digital, Letramento móvel, Letramento digital móvel

Resumo

Considerando a importância das tecnologias digitais móveis na vida cotidiana, este artigo problematiza os conceitos de letramento digital e letramento digital móvel buscando discutir definições e apontar práticas sociais envolvidas. Para tal, parte-se da discussão sobre o uso das tecnologias móveis em diversos contextos, incluindo o educacional, sobretudo durante a pandemia de COVID-19. São abordados conceitos como convergência, portabilidade, mobilidade e ubiquidade dessas tecnologias, discutidos por diversos pesquisadores (e.g. Jenkins, 2009; Lemos, 2008; Sharples et al., 2009; Gabriel; Kiso, 2020; Santaella, 2013). Em seguida, são apresentadas definições de letramento digital propostas por diferentes estudiosos e suas implicações (e.g. Soares, 2002; Silva et al., 2005; Buzato, 2006; Rojo, 2012; Santaella, 2014). Finalmente, discute-se o conceito de letramento digital móvel (e.g. Asino; Jha; Adewumi, 2020) ou letramento móvel, para alguns autores (e.g. Dudeney; Hockly; Pegrum, 2016), e sua relevância para uma participação ativa e crítica na sociedade e, em particular, na educação.

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Biografia do Autor

Lilia Aparecida Costa Gonçalves, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil
Márcio Luiz Corrêa Vilaça, UNIGRANRIO
Doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Professor permanente do Mestrado e do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO.
Kátia Cristina do Amaral Tavares, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Doutora em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora titular do Departamento de Letras Anglo-Germânicas da Faculdade de Letras da UFRJ. Professora do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ (PIPGLA/UFRJ) e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFRJ).

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Publicado
2024-09-02
Como Citar
Gonçalves, L. A. C., Vilaça, M. L. C., & Tavares, K. C. do A. (2024). Do letramento digital ao letramento digital móvel: conceitos e práticas sociais. Revista Linguagem & Ensino, 27(1), 30-44. https://doi.org/10.15210/rle.v27i1.26738
Seção
Artigos