Do letramento digital ao letramento digital móvel
conceitos e práticas sociais
Resumo
Considerando a importância das tecnologias digitais móveis na vida cotidiana, este artigo problematiza os conceitos de letramento digital e letramento digital móvel buscando discutir definições e apontar práticas sociais envolvidas. Para tal, parte-se da discussão sobre o uso das tecnologias móveis em diversos contextos, incluindo o educacional, sobretudo durante a pandemia de COVID-19. São abordados conceitos como convergência, portabilidade, mobilidade e ubiquidade dessas tecnologias, discutidos por diversos pesquisadores (e.g. Jenkins, 2009; Lemos, 2008; Sharples et al., 2009; Gabriel; Kiso, 2020; Santaella, 2013). Em seguida, são apresentadas definições de letramento digital propostas por diferentes estudiosos e suas implicações (e.g. Soares, 2002; Silva et al., 2005; Buzato, 2006; Rojo, 2012; Santaella, 2014). Finalmente, discute-se o conceito de letramento digital móvel (e.g. Asino; Jha; Adewumi, 2020) ou letramento móvel, para alguns autores (e.g. Dudeney; Hockly; Pegrum, 2016), e sua relevância para uma participação ativa e crítica na sociedade e, em particular, na educação.Referências
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