Uma autora preenche as lacunas da sua história
sobre memória, trauma e Literatura
Resumo
Katja Petrowskaja, ucraniana, nascida em Kiev, estuda Literatura na Rússia e acaba migrando para a Alemanha, onde aprende o idioma, casa-se e publica um livro na língua do país que a acolheu intitulado Talvez Esther. O romance conta a trajetória de sua família desde o século XIX, quando fogem da Áustria para a Polônia e depois para a Ucrânia. Passam por alguns pogroms, duas Guerras, o Holomodor, o Babi Yar e a ditadura soviética, não exatamente nessa ordem. Katja pretende encontrar os indícios das histórias que ouviu durante toda sua vida, as anedotas, os casos curiosos, o talento para ensinar crianças surdas-mudas e talvez algum parente perdido, mas principalmente a sua identidade no mundo. Usando as teorias de trauma e testemunho, busca-se, neste artigo, compreender o que Petrowskaja quer encontrar e de que forma ela pode, literariamente, reconciliar-se com esse passado.Referências
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Tradução de Paulo Soethe (coord.). Campinas: Unicamp, 2011.
IZQUIERDO, Ivan. A arte de esquecer: cérebro e memória. Rio de Janeiro: Vieire & Lent, 2010.
KLÜGER, Ruth. Verdade, mentira e ficção em autobiografias e romances autobiográficos. In: GALLE, Helmut; OLMOS, Ana Cecilia; KANZEPOLSKY, Adriana; IZARRA, Laura Zuntini (Orgs.). Em primeira pessoa: abordagens de uma teoria da autobiografia. São Paulo: Annablume, 2009. p. 21-30.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora Unicamp, 1992.
MONTERO, Rosa. A louca da casa. Trad. Paulina Wacht e Ari Roitman. Rio de Janeiro: PocketOuro, 2003.
PETROWSKAJA, Katja. Talvez Esther. Trad. Sergio Tellaroli. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. E-book.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François et al. Campinas: Unicamp, 2007.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. O testemunho: entre a ficção e o ‘real’. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio (Org.). História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Editora Unicamp, 2003. p. 371-386.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Testemunho da Shoah e literatura. In: JORNADA INTERDISCIPLINAR SOBRE O ENSINO DA HISTÓRIA DO HOLOCAUSTO, 10., 2009, São Paulo. Anais [...] São Paulo: Unicamp, 2009.
TADIÉ, Jean-Yves; TADIÉ, Marc. Le sens de la mémoire. Paris: Éditions Gallimard, 1999.