O papel da instrução explícita de pronúncia na produção das consoantes /s/ e /z/ por aprendizes hispanofalantes de Português Brasileiro
Resumo
Este estudo experimental visa a analisar os efeitos de uma prática de instrução de pronúncia a partir das produções de hispanofalantes aprendizes de Português como Língua Adicional. Em uma oficina de pronúncia, os participantes do Grupo Experimental (n = 7) foram instruídos sobre as fricativas /s/, /z/, /ʃ/ e /ʒ/ em posição inicial de sílaba, sendo que as duas primeiras constituíram o objeto de análise deste trabalho. O Grupo Controle (n = 10), por sua vez, não recebeu instrução de pronúncia durante o período de coleta. O desenvolvimento do grau de vozeamento ao longo das fricativas /s/ e /z/ foi verificado a partir de dados coletados nas etapas de pré-teste, pós-teste imediato e pós-teste postergado (realizado um mês após o pós-teste imediato). Os resultados mostraram que o Grupo Experimental apresentou aumento no vozeamento (em /s/ e em /z/) após a instrução de pronúncia, enquanto o Grupo Controle se manteve estável.Referências
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