O papel da instrução explícita de pronúncia na produção das consoantes /s/ e /z/ por aprendizes hispanofalantes de Português Brasileiro

  • Raquel Horvath de Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ubiratã Kickhöfel Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Instrução explícita de pronúncia, Português como Língua Adicional, Fricativas /s/ e /z/

Resumo

Este estudo experimental visa a analisar os efeitos de uma prática de instrução de pronúncia a partir das produções de hispanofalantes aprendizes de Português como Língua Adicional. Em uma oficina de pronúncia, os participantes do Grupo Experimental (n = 7) foram instruídos sobre as fricativas /s/, /z/, /ʃ/ e /ʒ/ em posição inicial de sílaba, sendo que as duas primeiras constituíram o objeto de análise deste trabalho. O Grupo Controle (n = 10), por sua vez, não recebeu instrução de pronúncia durante o período de coleta. O desenvolvimento do grau de vozeamento ao longo das fricativas /s/ e /z/ foi verificado a partir de dados coletados nas etapas de pré-teste, pós-teste imediato e pós-teste postergado (realizado um mês após o pós-teste imediato). Os resultados mostraram que o Grupo Experimental apresentou aumento no vozeamento (em /s/ e em /z/) após a instrução de pronúncia, enquanto o Grupo Controle se manteve estável.

Biografia do Autor

Raquel Horvath de Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Ubiratã Kickhöfel Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGLet-UFRGS). Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado
2024-09-02
Como Citar
Horvath de Andrade, R., & Alves, U. K. (2024). O papel da instrução explícita de pronúncia na produção das consoantes /s/ e /z/ por aprendizes hispanofalantes de Português Brasileiro. Revista Linguagem & Ensino, 27(1), 01-17. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/26761
Seção
Artigos