Literatura

linguagem, arte e terapia

  • Janaina Freire de Oliveira dos Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: Literatura, Psicologia, Teoria Literária, Catarse

Resumo

A relação entre literatura e psicologia é rica e multifacetada, oferecendo uma interseção entre dois campos que exploram a complexidade da mente humana, os desejos inconscientes e as dinâmicas interpessoais. A presente artigo visa a apresentar, tendo como referência alguns teóricos literários e psíquicos, a relação existente entre literatura e psicologia, bem como os benefícios psíquicos que a leitura literária tende a oferecer enquanto instrumento com potencial para utilização em terapias, sejam elas psíquicas ou não. Desse modo, serão analisadas as contribuições metodológicas de Aristóteles, Antonio Candido e Wolfgang Iser, associadas aos estudos psicanalíticos de Breuer e Freud, da psicologia analítica de Jung e da gestalt-terapia e arteterapia gestáltica por Robert Robertson e Selma Ciornai.

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Biografia do Autor

Janaina Freire de Oliveira dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Doutoranda em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob orientação da Profa. Dra. Diana Navas. Mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-graduação em Arteterapia pelo NAPE - Núcleo de Arte e Educação (2022). Pós-graduação em Direito Educacional e em Gestão e Políticas Públicas na Educação, ambas pela Faculdade Campos Elíseos. Pedagoga formada pela Universidade Anhanguera (2017). Licenciatura em Artes pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2009). Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001). Atualmente é professora de Artes da Prefeitura de São Paulo, ministrando aulas para o Ensino Fundamental I e II. 

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Publicado
2024-11-15
Como Citar
Freire de Oliveira dos Santos, J. (2024). Literatura: linguagem, arte e terapia. Revista Linguagem & Ensino, 27(2), 306-318. https://doi.org/10.15210/rle.v27i2.27469