Materialização dos gestos didáticos no comando de produção textual em atividades pedagógicas complementares

uma análise à luz do interacionismo sociodiscursivo

  • Adriana Piloneto Universidade Federal da Grande Dourados
  • Adair Vieira Gonçalves Universidade Federal da Grande Dourados
Palavras-chave: Interacionismo sociodiscursivo, Gestos didáticos, Atividades pedagógicas complementares

Resumo

Este artigo se insere no campo da Linguística Aplicada, tendo como base teórica o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) de Jean-Paul Bronckart (2003), complementado pelas contribuições de Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz (2004) para o ensino de gêneros textuais. O objetivo geral é investigar como os gestos didáticos fundadores se manifestam nos comandos de produção textual do gênero dissertativo-argumentativo nas Atividades Pedagógicas Complementares (APC) de Língua Portuguesa em uma escola de Dourados-MS durante a pandemia de Covid-19. A metodologia adotada é qualitativa e de cunho documental. Os resultados revelam a importância desses gestos na orientação dos alunos e na manutenção da qualidade do ensino remoto.

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Biografia do Autor

Adriana Piloneto, Universidade Federal da Grande Dourados
Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal da Grande Dourados.
Adair Vieira Gonçalves, Universidade Federal da Grande Dourados
Professor Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP-Araraquara.

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Publicado
2025-01-16
Como Citar
Piloneto, A., & Vieira Gonçalves, A. (2025). Materialização dos gestos didáticos no comando de produção textual em atividades pedagógicas complementares: uma análise à luz do interacionismo sociodiscursivo. Revista Linguagem & Ensino, 27(3), 561-577. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/27729