Dançando com as palavras

notas sobre a Resenha como ferramenta de Letramento acadêmico crítico

  • Gustavo Tanus Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Letramento acadêmico crítico, Resenha, Textos literários, Comunidade de aprendizagem

Resumo

Seguindo o curso das investigações sobre letramento acadêmico (Street, 2017), apresentamos notas para um caminho discursivo que evidencie a Resenha como um gênero textual importante para a construção da identidade da autoria e da sua autonomia. Orientada para a apresentação de obras literárias, ela tem potencial para a construção de relações entre autoria da Resenha, obra e sua autoria, além de se firmar como conexão com uma recepção possível, para as quais apresentamos a noção de “comunidade de aprendizagem” (hooks, 2013). As conexões – estabelecidas por uma produção textual que se afaste da recepção do docente, com vistas ao atingimento de uma nota em avaliação (Geraldi, 1984, 1997) – se distendem para o mundo de leitores, numa relação mediadora que possivelmente interferirá em uma das questões do contemporâneo, que é o ensino de literatura. Para tanto, rearranjamos o esquema de Marcuschi (1998) em uma constelação dos gêneros textuais acadêmicos, visando a repensar dinamicamente o contínuo dos gêneros textuais.

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Biografia do Autor

Gustavo Tanus, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Docente do curso de Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN, Campus Avançado de Assú). Doutor em Estudos da Linguagem / Leitura do texto literário e Ensino, pela UFRN, com intercâmbio na Faculdade de Educação da UFMG. Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, pela Faculdade de Letras da UFMG. Bacharel e licenciado em Estudos Literários/Língua Portuguesa, e Bacharel em Edição, pela UFMG. Pesquisador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade (FALE/UFMG), e do Moviola - grupo de estudos de literatura, cinema e outras artes. Colaborador do site literafro - O Portal da Literatura Afro-brasileira, e integra o comitê editorial desse projeto (Disponível em www.letras.ufmg.br/literafro). Integrante do do Grupo de Pesquisa PRADILE, da UERN (Campus Avançado de Assú), atuando na linha de pesquisa Práticas discursivas, letramento e ensino. É autor do livro "Africanos e afrodescendentes nas estantes: a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais" (Faculdade de Letras da UFMG, 2017).

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Publicado
2025-01-16
Como Citar
Tanus, G. (2025). Dançando com as palavras: notas sobre a Resenha como ferramenta de Letramento acadêmico crítico. Revista Linguagem & Ensino, 27(3), 578-597. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/27759