Dançando com as palavras
notas sobre a Resenha como ferramenta de Letramento acadêmico crítico
Resumo
Seguindo o curso das investigações sobre letramento acadêmico (Street, 2017), apresentamos notas para um caminho discursivo que evidencie a Resenha como um gênero textual importante para a construção da identidade da autoria e da sua autonomia. Orientada para a apresentação de obras literárias, ela tem potencial para a construção de relações entre autoria da Resenha, obra e sua autoria, além de se firmar como conexão com uma recepção possível, para as quais apresentamos a noção de “comunidade de aprendizagem” (hooks, 2013). As conexões – estabelecidas por uma produção textual que se afaste da recepção do docente, com vistas ao atingimento de uma nota em avaliação (Geraldi, 1984, 1997) – se distendem para o mundo de leitores, numa relação mediadora que possivelmente interferirá em uma das questões do contemporâneo, que é o ensino de literatura. Para tanto, rearranjamos o esquema de Marcuschi (1998) em uma constelação dos gêneros textuais acadêmicos, visando a repensar dinamicamente o contínuo dos gêneros textuais.Downloads
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