O agronegócio e "o discurso que precisa ser dado"

discursividades no embate pelo poder institucionalizado

  • Débora Pereira Lucas Costa Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Olímpia Maluf Souza Universidade do Estado de Mato Grosso
Palavras-chave: Agronegócio, Discurso, Poder

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o processo de inserção do agronegócio na política, de modo a assegurar sua institucionalização jurídica no exercício de funções tanto ideológicas quanto repressivas. Para dar visibilidade a esse funcionamento, recortamos sequências discursivas da Carta de Achamento do Brasil e de falas de representantes do setor agropecuário. A análise do corpus se fundamenta na Análise de Discurso, iniciada por Michel Pêcheux, na França, e ampliada por Eni Orlandi, no Brasil. Nesse percurso, damos a ver os modos de constituição, formulação e circulação de um discurso que nasceu no campo e que necessitou, para assegurar poder, alcançar o espaço urbano, instalar nele seus escritórios, criar instituições em sua defesa e ocupar cargos nos poderes Legislativo e Executivo, sustentando a aprovação de leis e interferindo nas práticas política, jurídica e burocrática do país e no juridismo, uma vez que não só indicou seus representantes, como também os tornou porta-vozes desse discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Pereira Lucas Costa, Universidade do Estado de Mato Grosso
Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGL/UNEMAT).
Olímpia Maluf Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso
Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Sênior do Programa de Pós Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGL/UNEMAT).

Referências

CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE. De olho no material escolar. Barretos, [202-]. Disponível em: https://deolhonomaterialescolar.com.br/projetos/. Acesso em: 20 nov. 2023.

COSTA, Débora Pereira Lucas. Sentidos para o agronegócio brasileiro: uma análise dos processos discursivos nas relações de litígio e poder. Orientadora: Olimpia Maluf Souza. 2024. 165 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Educação e Linguagem, Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, 2024.

GUERREIRO, Manuel; NUNES, Eduardo. Pêro Vaz de Caminha: carta a el-rei dom Manuel sobre o achamento do Brasil. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1974.

LAGAZZI, Suzy. O Desafio de Dizer Não. 1. ed. Campinas: Pontes, 1988.

PÊCHEUX, Michel. Ousar pensar e ousar se revoltar. Ideologia, marxismo, luta de classes. Tradução de Guilherme Adorno e Gracinda Ferreira. Décalages, v. 1, n. 4, p. 1-22, 2014b.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni Orlandi, Lourenço Chacon Jurado Filho, Manoel Luiz Gonçalves Corrêa e Silvana Mabel Serrani. 5. ed. Campinas: Unicamp, 2014a.

PÊCHEUX, Michel; GADET, Françoise. A língua inatingível: o discurso na história da lingüística. Tradução de Bethania Mariani e Maria Elizabeth Chaves de Mello. Campinas: Pontes, 2004.

PLANTANDO verdades, colhendo conhecimento. De olho no material escolar, Barretos, [202-]. Disponível em: https://deolhonomaterialescolar.com.br. Acesso em: 20 nov. 2023.

TAVARES, Vinícius. A história da Bancada Ruralista: personagens e fatos que tornaram a Frente Parlamentar da Agropecuária protagonista do sucesso do agronegócio brasileiro. Brasília: Vincere Associados, 2018.

UNIÃO DEMOCRÁTICA RURALISTA. Breve histórico da UDR. [S. l.: s. n.], [19--]. Disponível em: https://web.archive.org/web/20090322080929/http:/www.udr.org.br/historico.htm. Acesso em: 24 set. 2023.

WALENDORFF, Rafael. Ministra da Agricultura diz que crianças são mal ensinadas sobre agronegócio. Valor Econômico, Brasília, 20 out. 2020. Disponível em: https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2020/10/20/ministra-da-agricultura-diz-que-crianas-so-mal-ensinadas-sobre-agronegcio.ghtml. Acesso em: 01 nov. 2023.

ZOPPI-FONTANA, Mónica G. Arquivo jurídico e exterioridade. A construção do corpus discursivo e sua descrição/interpretação”. In: GUIMARÃES, Eduardo; BRUM DE PAULA, Mirian R. (Orgs.). Sentido e Memória. Campinas: Pontes, 2005.

Publicado
2025-01-16
Como Citar
Pereira Lucas Costa, D., & Maluf Souza, O. (2025). O agronegócio e "o discurso que precisa ser dado": discursividades no embate pelo poder institucionalizado. Revista Linguagem & Ensino, 27(3), 452-464. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/27813