A teoria do Letramento e suas vicissitudes
Resumo
É sabido que o termo “letramento” alcançou ampla circulação no Brasil, sobretudo nas duas últimas décadas. A amplitude da questão vem se consolidando por meio de uma rede conceitual que atravessa este campo de estudos e que é afetada por concepções de leitura, escrita, oralidade e alfabetização, filiadas aos modelos pré-existentes. Neste artigo, situamos a atualidade da questão a partir da retomada do debate sobre os modelos autônomo e ideológico formalizados por Street. Em seguida, problematizamos publicações de Soares e sua filiação ao modelo autônomo, de tal forma que chegamos à questão da pedagogização do letramento, sua repercussão em programas governamentais e em adjetivações comumente utilizadas no cotidiano. Por fim, também criticamos os reducionismos presentes nestas adjetivações e concluímos que as diversas nomenclaturas têm enfraquecido a luta por igualdade social e qualidade da escolarização pública.
Referências
BARBOSA, J. J. Alfabetização e leitura. São Paulo: Cortez, 1997.
BELINTANE, C. Oralidade e alfabetização: uma nova abordagem da alfabetização e do letramento. São Paulo: Cortez, 2013.
BELINTANE, C. Da corporalidade lúdica à leitura significativa: subsídios para formação de professores. São Paulo: Scortecci, 2017.
BLOGMEO. Nunca é tarde para dar os primeiros passos na internet. Já ouviste falar em literacia digital? Blogmeo, [S. l.], 28 set. 2022. Disponível em: https://blog.meo.pt/eusoudigital-nunca-e-tarde-para-dar-os-217854 Acesso em: 15 out. 2025.
CAPOVILLA, A. G. S.; CAPOVILLA, F. C. Alfabetização: método fônico. São Paulo: Memnon, 2004.
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano – artes de fazer. v. 1. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
CHOMSKY, N. A Review of B. F. Skinner’s Verbal Behavior. In: Jakobovits, L. A.; MIRON, M. S. (Eds.). Readings in the Psychology of Language. New Jersey: Prentice-Hall, 1967. p. 142-143.
DUBOC, A. P. M.; SOUZA, L. M. T. M. de. Delinking Multiliteracies and the Reimagining of Literacy Studies. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 21, n. 2, p. 547-576, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398202117998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/TrwWgmtXdgLnDjnFtPNWFxh. Acesso em: 10 dez. 2024.
GALLO, S. M. L. Como o texto se produz: uma perspectiva discursiva. Tubarão: Nova Letra, 2008.
GNERRE, M. Linguagem, escrita e poder. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
GOOGDY, J. Renascimentos: um ou muitos? São Paulo: Editora UNESP, 2011.
HORTA, F. Letramento digital a fórceps. Instituto Humanitas Unisinos, [S. l.], 7 set. 2024. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/643333-letramento-digital-a-forceps-artigo-de-fernando-horta. Acesso em: 10 dez. 2024.
IACONELLI, V. A Psicanálise e seus predicados. Folha de São Paulo, Seção cotidiano, p. A37, 2 dez. 2024. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/vera-iaconelli/2024/12/a-psicanalise-e-seus-predicados.shtml Acesso em: 10 dez. 2024.
KALMAN, J. Paideia latino-americana – leer y escribir en el mundo social. Obras escogidas de Judith Kalman. Pátzcuaro: Centro de Cooperación Regional para la Educación de Adultos en América Latina y el Caribe. 2018. Disponível em: https://catalogo.biblio.unc.edu.ar/Record/ffyh.97311?sid=147701993. Acesso em: 15 out. 2025.
KLEIMAN, A. B. et al. O conceito de letramento na produção científica brasileira: retorno às origens, discussões para o futuro. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 63, n.1, p. 240-254, jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/01031813v63120248676257. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/p9F37675xm94vWt9TrKCFSP. Acesso em: 10 dez. 2024.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola. 2008.
OLIVEIRA-MENDES, S. A. de; LEITE, C. Políticas curriculares no campo da alfabetização no Brasil: dos avanços teórico-epistemológico-didáticos ao apagão contemporâneo. Educar em Revista, v. 40, p. 1-15, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.93007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/TdkFBP7wKgL3kF9bz7Vvyvy. Acesso em: 10 dez. 2024.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983. p. 180-190.
PACÍFICO, S. M. R. Argumentação e autoria nas redações de universitários: discurso e silêncio. Curitiba: Appris, 2012.
PACÍFICO, S. M. R. Professores em movimento discursivo: espaços para interpretação e autoria. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 5, n. 1, p. 218-234, 2015. Disponível em: https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/445. Acesso em: 10 dez 2024.
PÊCHEUX, M. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, E. P. (Org.). Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas: Unicamp, 1997. p. 52-64.
PÊCHEUX, M. Discurso: estrutura ou acontecimento? Campinas: Pontes, 2002.
PEREIRA, A. C. Oralidade e letramento entre remanescentes quilombolas do sudoeste da Bahia. Revista de Educação Popular, v. 14, n. 2, p. 134-146, 2016. DOI: https://doi.org/10.14393/rep-v14n22015-art11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/29859. Acesso em: 10 dez. 2024.
PEREIRA, A. C. Letramento e oralidade: entre narrativas e cordéis. Campinas: Mercado de Letras, 2023.
RONCA, A. C. C. Teorias de ensino: a contribuição de David Ausubel. Temas em Psicologia, v. 2, n. 3, p. 91-95, 1994. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1994000300009 Acesso em 10 dez. 2024.
SAE DIGITAL. Letramento digital – saiba como aplicá-lo em sua escola. [20-?]. Disponível em: https://sae.digital/letramento-digital/. Acesso em: 11 dez. 2024.
SIGNORINI, I. Construindo com a escrita ‘outras cenas de fala’. In: SIGNORINI, I. (Org.). Investigando a relação oral/escrita e as teorias do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2001. p. 97-134.
SCARCELLA, F. Lula e Bolsonaro perderam influência, dizem eleitores de Boulos e Nunes. Redação jornal de Brasília, [S. l.], 25 out. 2024. Disponível em: https://jornaldebrasilia.com.br/noticias/politica-e-poder/lula-e-bolsonaro-perderam-influencia-dizem-eleitores-de-boulos-e-nunes/. Acesso em 10 dez. 2024.
SKINNER, B. F. Verbal Behaviour. New Jersey: Prentice-Hall, Inc. 1957.
SOARES, M. B. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, p. 5-17, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000100002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/89tX3SGw5G4dNWdHRkRxrZk. Acesso em 10 dez. 2024.
SOARES, M. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambrige University Press, 1984.
STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014.
STREET, B. Academic writing: theory and practice. Journal of education issues, v. 1, n. 2, p. 110-116, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.5296/jei.v1i2.8314. Disponível em: https://www.macrothink.org/journal/index.php/jei/article/view/8314. Acesso em: 10 dez. 2024.
TFOUNI, L. V. Adultos não alfabetizados: o avesso do avesso. Campinas: Pontes, 1988.
TFOUNI, L. V. A escrita – remédio ou veneno? In: AZEVEDO, M. A.; MARQUES, M. L. (Orgs.). Alfabetização Hoje. São Paulo: Cortez, 1994. p. 55-69.
TFOUNI, L. V. E não tem linhas tua palma: esquecer para poder lembrar. Organon, v. 17, n. 35, p. 143-160, 2003. DOI: https://doi.org/10.22456/2238-8915.30021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/30021. Acesso em: 10 dez. 2024.
TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2006.
TFOUNI, L. V. Alfabetização e autoria: dispersão e deriva dos sentidos. Cadernos de Linguística, v. 2, n. 1, p. e299, 2021. DOI: https://doi.org/10.25189/2675-4916.2021.v2.n1.id299. Disponível em: https://cadernos.abralin.org/index.php/cadernos/article/view/299. Acesso em: 10 dez. 2024.
TFOUNI, L. V.; ASSOLINI, F. E.; PEREIRA, A. C. Letramento e alfabetização: corrigindo equívocos. In: RODRIGUES, A. F.; FORTUNATO, M. P. (Orgs.). Alfabetização e letramento: prática reflexiva no processo educativo. v. 1. São Paulo: Humanitas FFLCH USP, 2017. p. 31-45.
1.png)