A teoria do Letramento e suas vicissitudes

  • Anderson de Carvalho Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Leda Verdiani Tfouni Universidade de São Paulo
  • Filomena Elaine Paiva Assolini Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Letramento, Letramento digital, Políticas Públicas em Educação

Resumo

É sabido que o termo “letramento” alcançou ampla circulação no Brasil, sobretudo nas duas últimas décadas. A amplitude da questão vem se consolidando por meio de uma rede conceitual que atravessa este campo de estudos e que é afetada por concepções de leitura, escrita, oralidade e alfabetização, filiadas aos modelos pré-existentes. Neste artigo, situamos a atualidade da questão a partir da retomada do debate sobre os modelos autônomo e ideológico formalizados por Street. Em seguida, problematizamos publicações de Soares e sua filiação ao modelo autônomo, de tal forma que chegamos à questão da pedagogização do letramento, sua repercussão em programas governamentais e em adjetivações comumente utilizadas no cotidiano. Por fim, também criticamos os reducionismos presentes nestas adjetivações e concluímos que as diversas nomenclaturas têm enfraquecido a luta por igualdade social e qualidade da escolarização pública.

Biografia do Autor

Anderson de Carvalho Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Ciências (Psicologia) pela USP, campus Ribeirão Preto, com estágio na Universidade de Paris XIII Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq 2. Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Leda Verdiani Tfouni , Universidade de São Paulo

Doutora em Linguística pela Unicamp. Professora Titular Sênior Aposentada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq A1.

Filomena Elaine Paiva Assolini, Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências (Psicologia) pela USP, campus Ribeirão Preto. Professora Associada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

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Publicado
2025-10-23
Como Citar
de Carvalho Pereira, A., Verdiani Tfouni, L., & Paiva Assolini, F. E. (2025). A teoria do Letramento e suas vicissitudes. Revista Linguagem & Ensino, 28(1), 01-17. https://doi.org/10.15210/rle.v28i1.28281
Seção
Artigos