Discurso e história da educação de surdos

apontamentos preliminares em torno do congresso de Paris (1900)

  • Kenia Regis Lemos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Adielson Ramos de Cristo Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Palavras-chave: Discurso, Educação, Surdez, Congresso de Paris (1900)

Resumo

Neste artigo, assumindo uma posição teórica discursiva, propomos um gesto de leitura em torno do Congresso Internacional para o Estudo das Questões de Educação e Assistência de Surdos-Mudos, ocorrido no ano de 1900, em Paris, objetivando compreender efeitos de sentidos sobre educação e surdez, e assim, em um outro momento da pesquisa, podemos refletir sobre as relações entre o Congresso de Paris (1900) e as políticas de ensino estabelecidas no Instituto Imperial de Surdos-Mudos, atualmente Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no fim do século XIX. Do ponto de vista teórico, filiamo-nos à Análise de Discurso que se formula a partir das discussões e trabalhos do filósofo francês Michel Pêcheux e que, no Brasil, tem seus desdobramentos a partir dos trabalhos de Eni Orlandi. Como resultado, observamos que os sentidos de educação e de surdez são constituídos em relação a posições divergentes, que marcam o antagonismo entre surdos e ouvintes, o que produz como efeito diferentes sentidos para educação e surdez.

Biografia do Autor

Kenia Regis Lemos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/PPGLIN), campus Vitória da Conquista, com bolsa da FAPESB (2023-2025). Graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Centro de Formação de Professores. É também especialista em Linguística e Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), através do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL). Possui interesse em pesquisas na área da Linguística, com ênfase na Análise de Discurso (AD) materialista, interligando-se com teóricos que abordam a sócio-história da Educação de Surdos e estudos no campo do Discurso Digital. De 2018 a 2021, atuou como voluntária e bolsista no Programa de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq, na UFRB. Atualmente, desenvolve projetos de pesquisa vinculados ao grupo de estudos e pesquisa DISSOCIE - Laboratório de Estudos sobre o Discurso e a Sociedade, cadastrado no CNPq e vinculado ao Centro de Formação de Professores da UFRB (UFRB/CFP). Além disso, participa do grupo de estudos Discursividades da Rede Midiática Digital e Relações de Territorialidade Virtual, vinculado ao PPGLIN/UESB.

Adielson Ramos de Cristo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduado em Letras Vernáculas (2009) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde também concluiu curso de Mestrado (2011) e de Doutorado (2017) em Língua e Cultura (PPGLinC). Desde 2014, é professor de Linguística e Análise de Discurso no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CPF/UFRB), onde coordenou o subprojeto do curso de Letras junto ao Programa de Iniciação à Docência (PIBID) da CAPES, na edição 2014-2018 e na edição 2020-2022 (nesta última como voluntário); chefiou o Núcleo de Gestão de Atividades de Ensino (2017-2021); e foi Diretor pro tempore (2019). Além disso, é líder do DisSocie - Laboratório de Estudos sobre o Discurso e a Sociedade. Interessa-se por pesquisas e estudos em Análise de Discurso e em História das Ideias Linguísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: (a) tensões entre línguas no espaço de enunciação brasileiro (especialmente entre a língua brasileira e a língua brasileira de sinais); (b) discurso, história da educação (de surdos), memória e ensino: a língua escolarizada; (c) discurso, leitura, autoria, interpretação e ensino; (d) língua, nação, estado; (e) gramatização e instrumentos linguísticos; (f) o político na língua e políticas de línguas; (g) discurso, audiovisual e narrativas fantásticas.

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Publicado
2025-10-23
Como Citar
Regis Lemos, K., & Ramos de Cristo, A. (2025). Discurso e história da educação de surdos: apontamentos preliminares em torno do congresso de Paris (1900). Revista Linguagem & Ensino, 28(1), 30-49. https://doi.org/10.15210/rle.v28i1.28548
Seção
Artigos