Discurso e história da educação de surdos
apontamentos preliminares em torno do congresso de Paris (1900)
Resumo
Neste artigo, assumindo uma posição teórica discursiva, propomos um gesto de leitura em torno do Congresso Internacional para o Estudo das Questões de Educação e Assistência de Surdos-Mudos, ocorrido no ano de 1900, em Paris, objetivando compreender efeitos de sentidos sobre educação e surdez, e assim, em um outro momento da pesquisa, podemos refletir sobre as relações entre o Congresso de Paris (1900) e as políticas de ensino estabelecidas no Instituto Imperial de Surdos-Mudos, atualmente Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no fim do século XIX. Do ponto de vista teórico, filiamo-nos à Análise de Discurso que se formula a partir das discussões e trabalhos do filósofo francês Michel Pêcheux e que, no Brasil, tem seus desdobramentos a partir dos trabalhos de Eni Orlandi. Como resultado, observamos que os sentidos de educação e de surdez são constituídos em relação a posições divergentes, que marcam o antagonismo entre surdos e ouvintes, o que produz como efeito diferentes sentidos para educação e surdez.
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