O FILHO INDESEJADO: O ABORTO NA GRÉCIA ANTIGA
Resumo
As mulheres gregas da época clássica eram vistassomente em função de seu ventre, de suas capacidades para gerar,para dar à luz crianças aos homens. Reproduzir é um dever, o únicopapel social possível para elas no seio da cidade. Mas este filho, quevem como a primavera, é freqüentemente indesejado. Então, osmédicos e biólogos dos séc. V e IV a.C., que tratavam de doençasfemininas, conhecem e fazem uso de métodos contraceptivos eabortivos, por vezes curiosos, e muitas vezes perigosos, para “fazerpassar” esta criança que não se quer. Uma panóplia de receitas quese sustenta amplamente num empirismo, mas que exprime tambémos começos de uma técnica fundamentada e racional: o que exprimetambém os começos de uma técnica fundamentada e racional: opensamento médico torna-se científico.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.