PEDAGOGIAS DAS COMEMORAÇÕES: A REINVENÇÃO DA MEMÓRIA HISTÓRICA E A EDUCAÇÃO DOS AFRODESCENDENTES EM PORTO ALEGRE

  • Maria Angélica Zubaran

Resumo

Neste estudo examino os possíveis “ensinamentos” ou pedagogias culturais produzidospelas lideranças negras no jornal O Exemplo durante as comemorações do 13 de maio em PortoAlegre e as representações mais recorrentes deste discurso pedagógico no final do século XIX einício do século XX. Na perspectiva teórica dos Estudos Culturais, aproprio-me do conceito depedagogias das comemorações desenvolvido por Roger Simon (2003) em seu estudo sobre oquincentenário da chegada de Colombo na América, para investigar como as lideranças negrasnarraram às memórias da escravidão e da abolição e como representaram o passado histórico e oarticularam pedagogicamente ao futuro da comunidade negra porto-alegrense.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-09-28
Como Citar
Zubaran, M. A. (2017). PEDAGOGIAS DAS COMEMORAÇÕES: A REINVENÇÃO DA MEMÓRIA HISTÓRICA E A EDUCAÇÃO DOS AFRODESCENDENTES EM PORTO ALEGRE. História Em Revista, 15(15). https://doi.org/10.15210/hr.v15i15.12208
Seção
Artigos