NOVA CHAMADA DE ARTIGOS: FLUXO CONTÍNUO
DENTRO DO ESCOPO DA REVISTA
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O nome do(s) autor(es), a(s) instituição(ões) foram omitidos do arquivo carregado. Além disso, referências a nomes e textos do(s) autor(es) devem ser suprimidas e substituidas por XXXX.
Se a pesquisa divulgada no artigo envolve participantes humanos, a submissão vem acompanhada da cópia da declaração favorável do Comitê de Ética de sua(s) respectiva(s) instituição(ões). A ausência desse documento deve ser explicada nos comentários ao editor e pode acarretar a recusa do artigo.
O trabalho não contém trechos idênticos a textos já publicados do mesmo autor ou de outros, a menos que a fonte e autoria desses trechos sejam identificadas no manuscrito. Se a equipe da revista Linguagem & Ensino identificar trechos idênticos, a submissão será considerada plágio ou autoplágio, conduta antiética que acarretará o seu arquivamento.
Os textos devem ser inéditos e seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Os trabalhos podem ser escritos em português, espanhol, inglês, francês ou alemão. O artigo deve conter título em português e inglês, não deve conter informações pessoais, um resumo em inglês e português (de 100 a 150 palavras cada) e uma lista de três a cinco palavras-chave em inglês e português, independentemente da língua utilizada. Se o texto for escrito em uma língua diferente de inglês e português, deve ter resumo e título escritos também nessa língua.
O texto deve ser escrito em espaço 1,15 com fonte Calibri tamanho 12 e ter entre 10-25 páginas. As tabelas e quadros devem ser identificados e numerados com algarismos arábicos, seguidos do título. As ilustrações (fotos, desenhos, gráficos) devem ser consideradas ‘Figuras’ e igualmente numeradas em sequência. Todas as tabelas e ilustrações devem estar incluídas no texto, não podendo ultrapassar as dimensões da página impressa (10 x 17 cm) na orientação "retrato".
Notas de rodapé devem ser evitadas. Quando necessário, devem aparecer ao pé da página, numeradas de acordo com a ordem de aparecimento.
Artigos que utilizem símbolos fonéticos devem ser salvos incorporando fontes “true type”. As referências devem seguir o formato da ABNT, com os nomes dos autores ou organizadores das obras.
O nome do(s) autor(es) e instituição devem ser omitidos do arquivo submetido. Nos metadados da revista, deve ser incluido o iD do ORCID. O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: http://orcid.org/register. O link deve ser cadastrado nos metadados sem a letra "s". Caso contrário, o sistema o rejeita.
Textos que não seguem as normas da revista serão rejeitados antes de irem para a avaliação dos pareceristas. Será publicado apenas um artigo pelo mesmo (co)autor anualmente.
Clique aqui para acessar o template.
Atenção: Todos os trabalhos envolvendo participantes humanos devem vir acompanhados da cópia da declaração favorável do Comitê de Ética de sua(s) respectiva(s) instituição(ões). A ausência desse documento acarretará a recusa do artigo.
É procedimento padrão da Revista Linguagem & Ensino verificar se há ocorrência de plágio ou autoplágio em todas as submissões. Os manuscritos submetidos à revista não devem conter trechos idênticos a textos já publicados do mesmo autor ou de outros, a menos que a fonte e autoria desses trechos estejam identificadas. Se a equipe da Revista Linguagem & Ensino identificar trechos idênticos, a submissão será considerada plágio ou autoplágio, conduta antiética que acarretará a sua rejeição. A Revista não assume qualquer responsabilidade legal por plágio.
As resenhas devem seguir as normas dos artigos, devem ter entre 3 e 8 páginas e oferecer uma apreciação crítica de livros récem editados (últimos 4 anos para livros internacionais, últimos 2 anos para livros nacionais).
Para submeter traduções à Revista Linguagem & Ensino, é preciso observar os seguintes critérios:
1) São aceitas apenas traduções de textos acadêmicos de temas relacionados à chamada em aberto;
2) São aceitas apenas traduções de textos que tenham sido originalmente escritos em inglês, espanhol, francês e alemão;
3) As traduções submetidas devem seguir o template e todas as diretrizes da revista, inclusive no que tange ao uso das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para citações e referências. O nome do/a autor/a do texto traduzido deve ser informado na submissão, mas não o nome do/a tradutor/a;
4) Deve-se incluir junto ao título do texto traduzido uma nota de rodapé contendo a seguinte mensagem: “O texto utilizado como fonte para esta tradução está disponível em: <indicar referências bibliográficas do original>. Esta tradução tem objetivos estritamente pedagógicos e científicos e não tem fins lucrativos. A permissão dos/as autores/as e/ou detentores dos direitos autorais sobre o conteúdo traduzido foi obtida por escrito. [informar, ao final, e-mail ou website para contato com detentores/as dos direitos autorais]”;
5) Juntamente com a submissão da tradução, devem ser enviados, como documentos complementares: (a) a autorização expressa e por escrito dos/as autores/as e/ou detentores/as dos direitos autorais do texto traduzido para publicação na Revista Linguagem & Ensino da UFPel; e (b) o texto original ou, se possível, arquivo bilíngue, apresentando original e tradução lado a lado.
A tradução de artigos publicados na Revista Linguagem & Ensino para outros idiomas ou para o português, no caso de publicação em língua estrangeira, segue a declaração de direito autoral informada junto às diretrizes para autores/as. Contanto que os/as autores/as do artigo, que são os/as detentores/as de direitos autorais sobre o trabalho, concordem com a tradução, está dispensada a solicitação de autorização da editoria da revista. Na publicação da tradução é necessário informar a publicação inicial na Linguagem & Ensino.
Linguagem & Ensino é uma publicação científica trimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas. Desde 1998, colabora com a publicação de textos acadêmicos de pesquisadores nacionais e estrangeiros que refletem sobre questões teóricas em literatura, linguística, tradução, literatura e imagem e ensino em Letras. O fluxo de edição se dá por chamadas em fluxo contínuio de publicações atemáticas e eventualmente dossiês temáticos.
Linguagem & Ensino is a quarterly scientific publication of the Postgraduate Program in Letters of the Federal University of Pelotas. Since 1998, it collaborates with the publication of academic texts of national and foreign researchers that reflect on theoretical issues in literature, linguistics, translation, literature and image also teaching in Letters. The flow of editing occurs through calls of thematic or athematic publications.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
DENTRO DO ESCOPO DA REVISTA
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Submissões para a temática livre: PRAZO ENCERRADO.
Comunicamos que não mais estamos recebendo novos artigos destinados à chamada livre no momento, dado que já temos o suficiente para o número atemático.