Da Clivagem do corpo com o dizer. Voz e identidade em Maria Bethânia

  • Pedro de Souza Universidade Católica de Pelotas

Resumo

O presente artigo propõe abordar um evento de identificação entre o sujeito que canta e sua própria voz. Trata-se de um trabalho de análise enunciativa e discursiva aplicado à cena do documentário Música é Perfume, dirigido por Georges Gachot. No trecho selecionado desta cinebiografia a cantora Maria Bethânia é tomada pelas câmeras ouvindo e falando sobre como percebe a própria voz, enquanto canta a canção Melodia Sentimental, de Heitor Villa Lobos. O procedimento analítico busca confrontar, ao longo da mesma cena, o discurso de outros e o discurso do próprio sujeito sobre a voz que emite ao cantar.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
de Souza, P. (2019). Da Clivagem do corpo com o dizer. Voz e identidade em Maria Bethânia. Revista Linguagem & Ensino, 21, 487-500. https://doi.org/10.15210/rle.v21i0.15194