Oficina de escrita

uma proposta de aprendizagem cooperativa de produção textual

  • Ada Magaly Matias Brasileiro Faculdade Pitágoras
Palavras-chave: Oficina de escrita, Didática da escrita, Produção de texto, Interacionismo sociodiscursivo, Aprendizagem cooperativa

Resumo

No presente artigo, realiza-se uma descrição crítica de experiência exitosa vivenciada com o ensino da produção de texto na Educação Básica com o objetivo de apresentar e analisar o funcionamento da metodologia de Oficina de Escrita como uma proposta didática de aprendizagem cooperativa. Constituída em fases de produção, leitura, reflexão e reconstrução textual, tal proposta é sustentada pelos princípios do Interacionismo Sociodiscursivo, que tomam a língua como atividade interacional de sujeitos sociais, voltados para determinadas finalidades. O estudo adota uma perspectiva qualitativa e finalidades explicativa e metodológica, esclarecendo o processo da oficina e suas interfaces com a aprendizagem cooperativa. As considerações finais vislumbram a Oficina de Escrita como uma alternativa didática capaz de auxiliar no processo de construção de autoria e na redução de deficiências de alunos na Educação Básica. Sela, assim, o compromisso de oferecer alguma contribuição no âmbito da didática da escrita.

Biografia do Autor

Ada Magaly Matias Brasileiro, Faculdade Pitágoras
Graduada em Letras (Português, Inglês e Literaturas); especialista em Língua Portuguesa, Didática e Tecnologia do Ensino Superior e Linguística, mestra em Língua Portuguesa e doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC Minas. Atualmente é professora assistente da Faculdade Pitágoras e atua nas pós-graduações de várias instituições mineiras. Dedica-se às áreas de Metodologia Científica e Linguagem, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de produção de texto, linguística textual, discurso docente, interacionismo, metodologia e pesquisa científica. É autora dos livros: "Manual de Produção de Textos Acadêmicos e Científicos", "Estilo e Método" e de outras publicações que abrangem os temas linguagem e metodologia, sobre os quais também produz material didático, para o Ensino a Distância.
Publicado
2019-03-11
Como Citar
Magaly Matias Brasileiro, A. (2019). Oficina de escrita: uma proposta de aprendizagem cooperativa de produção textual. Revista Linguagem & Ensino, 20(1). https://doi.org/10.15210/rle.v20i1.15220