Tecnologia digital e ensino: breve histórico e seis elementos para a ação

  • Ana Elisa Ribeiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Palavras-chave: NTIC, Tecnologias digitais na educação, Tecnologias na sala de aula, TICs e ensino.

Resumo

A popularização das tecnologias digitais no Brasil já conta mais de vinte anos. Ao longo desse período, muitas pesquisas foram feitas sobre a relação entre TICs e práticas escolares. Embora muitos estudos quisessem uma adesão rápida dos computadores e da internet pela escola, não foi o que ocorreu. Neste trabalho, traçamos um breve histórico dos estudos sobre o tema e sugerimos seis movimentos sem os quais a escola e os professores não se aproximarão das tecnologias digitais.

Biografia do Autor

Ana Elisa Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Doutora em Linguística Aplicada pela UFMG; pós-doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp; Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Elisa Ribeiro, A. (2019). Tecnologia digital e ensino: breve histórico e seis elementos para a ação. Revista Linguagem & Ensino, 19(2), 91-111. https://doi.org/10.15210/rle.v19i2.15260