Pedagogia dos multiletramentos e desafios para uso das novas tecnologias digitais em sala de aula no ensino de língua portuguesa

  • Beatriz Gaydeczka Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Acir Mário Karwoski
Palavras-chave: Multiletramentos, Formação de professores, Dispositivos móveis

Resumo

Este artigo ​discute como alguns conceitos ​da pedagogia dos multiletramentos ​são concebidos na ​área de educação. A discussão baseia-se em ​teorias e ​em análises de projetos de pesquisa de iniciação científica e na visão de professores participantes de cursos de formação continuada cuja temática ​foi o uso ​das novas tecnologias​ digitais de ​informação e comunicação em aulas de língua portuguesa. Em síntese, observa-se que a inserção das tecnologias ​acontece na maioria das escolas. Os principais problemas estão relacionados à adaptação de infraestrutura e à preparação dos professores para o uso efetivo​ das tecnologias​. Em contrapartida, as ​principais ​vantagens ​são desenvolvimento de atividades inovadoras, facilidade de acesso de informações, motivação, interesse dos estudantes em função d​o​ dinamismo das estratégias didáticas integradas à aula e​, por fim, a ​necessidade de uma nova ética de uso consciente ​das tecnologias ​para a aprendizagem.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Gaydeczka, B., & Mário Karwoski, A. (2019). Pedagogia dos multiletramentos e desafios para uso das novas tecnologias digitais em sala de aula no ensino de língua portuguesa. Revista Linguagem & Ensino, 18(1), 151-174. https://doi.org/10.15210/rle.v18i1.15301