Escrevendo as horas: usos e convenções de uma abreviatura

  • Ana Elisa Ribeiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Palavras-chave: convenções da escrita, abreviaturas, prescrições gramaticais

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão de base sociolinguística sobre convenções da língua portuguesa escrita. O trabalho está ancorado em debates sobre o novo Acordo Ortográfico e em autores brasileiros importantes dos estudos linguísticos contemporâneos. Faz-se uma reflexão sobre as “colunas” sobre língua e linguagem publicadas nos meios de comunicação de massa. Com base em pesquisa bibliográfica em gramáticas, dicionários e manuais conhecidos, apresenta-se uma série de prescrições sobre abreviaturas e, em seguida, passa-se a demonstrar os usos da abreviatura de “horas” em pesquisa empírica, em sala de aula, com alunos de engenharia de instituição pública federal de ensino técnico e superior. Conclui-se que, a despeito das prescrições, os usos variam enormemente, sendo pouco influenciados pelas prescrições.

Biografia do Autor

Ana Elisa Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
É doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFETMG), atuando também nos cursos de graduação da instituição. Tem pesquisas sobre leitura e produção textual em suas relações com as tecnologias digitais de comunicação e informação. Publicou, com Carla Coscarelli, o livro Letramento Digital – aspectos sociais e possibilidades pedagógicas, além de capítulos de livros e artigos em revistas. É editora do periódico Educação & Tecnologia, do CEFET-MG.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Ribeiro, A. E. (2019). Escrevendo as horas: usos e convenções de uma abreviatura. Revista Linguagem & Ensino, 13(1), 101-119. https://doi.org/10.15210/rle.v13i1.15358