O papel da estimulação precoce e da escolarização na constituição do sujeito-leitor cego: um estudo de caso

  • Ludmilla Lima Vilas Boas Universidade Federal de Pernambuco
  • Sandra Patrícia Ataíde Ferreira Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Estimulação precoce, escolarização, sujeito-leitor cego

Resumo

Objetivou-se nesse estudo averiguar as mediações entre um aluno cego e as práticas de leitura favorecidas pela família e pela escola/professor(a); verificar a influência de uma estimulação precoce adequada, favorecida pela família para o processo de aprendizagem da leitura em Braille; e averiguar o papel da escola/professor na constituição do sujeito-leitor cego. Para tanto, foram realizadas entrevistas individuais com um aluno cego, do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola regular do Recife; como também, com sua mãe e suas professoras. Analiticamente, utilizou-se a proposta de núcleos de significação, cujo processo de apreensão de sentidos e significados ocorreu por meio da sistematização de pré-indicadores, indicadores e núcleos de significação. Assim, foi possível verificar como a falta de uma estimulação tátil no âmbito familiar exerce influência negativa nos hábitos de leitura do participante, ao mesmo tempo em que destacou-se o importante papel da escola para promover a aprendizagem do Braille.

Biografia do Autor

Ludmilla Lima Vilas Boas, Universidade Federal de Pernambuco
É graduada em Fonoaudiologia (2006) com especialização em Audiologia (2008) pela Universidade Católica de Pernambuco. Mestre (2010) e doutoranda em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Atuou como assessora do projeto de extensão de Formação Continuada de Professores promovido pelo CEEL (Centro de Estudos em Educação e Linguagem) da Universidade Federal de Pernambuco. Fonoaudióloga da Casa de Passagem, atuando nas áreas de Voz (distúrbios vocais e aperfeiçoamento) e Linguagem. Tem pesquisado na área de leitura e compreensão textual.
Sandra Patrícia Ataíde Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco
Possui doutorado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2004). É graduada em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1993), e tem mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela UFPE (1998). Atualmente é professor adjunto, nível I da UFPE. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, leitura, compreensão de leitura, educação infantil e ensino superior.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Lima Vilas Boas, L., & Patrícia Ataíde Ferreira, S. (2019). O papel da estimulação precoce e da escolarização na constituição do sujeito-leitor cego: um estudo de caso. Revista Linguagem & Ensino, 13(2), 347-374. https://doi.org/10.15210/rle.v13i2.15371