Brincar no hospital: uma produção criativa na formação de alunos-educadores

  • Daniela Aparecida Vendramini-Zanella Universidade de Sorocaba
  • Fernanda Coelho Liberali Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: Atividade criativa, Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural, formação de educadores, brincar

Resumo

Este trabalho discute a atividade criativa em contextos de formação de alunos-educadores para atuarem em situações diversas. O estudo se fundamenta na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (Leontiev, 1977; Vygotsky, 1930, 1934), que compreende que na e pela atividade o homem realiza o movimento transformador de si e da natureza humana. Para o estudo, é analisado um excerto destacado do corpus de pesquisa de doutoramento de Vendramini-Zanella (em andamento). O artigo assume, como metodologia, a pesquisa crítica de colaboração (Magalhães, 2009), e discute o projeto de extensão Tempo de Aprender, da UNISO, vinculado ao Projeto Aprender Brincando, da PUC-SP. O evento analisado acontece no corredor de um hospital infantil como a proposta de possibilitar que, brincando, as crianças transcendam suas possibilidades imediatas. A análise focaliza aspectos enunciativo-discursivo-linguísticos da performance desenvolvida pelas crianças, permitindo constatar que o aluno-educador e as crianças produziram criativamente, mesmo com todas as limitações que o contexto apresentava.

Biografia do Autor

Daniela Aparecida Vendramini-Zanella, Universidade de Sorocaba
Daniela A. Vendramini-Zanella é doutoranda em Linguística Aplicada no LAEL da PUC SP, desde 2009. Licenciada em Letras Português/Inglês e mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba (UNISO). Possui experiência na área de Linguística Aplicada, atuando na formação de educadores no curso de Letras da UNISO, e no ensino de inglês como LE e literaturas de língua inglesa. Desenvolve pesquisa sobre formação crítico-criativa de alunos-educadores para atuarem em contextos diversos.
Fernanda Coelho Liberali, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Fernanda Coelho Liberali é doutora e mestre em Linguística Aplicada pela PUC/SP e atua como professora-pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e do Departamento de Inglês. Atualmente é representante da International Society for Cultural and Activity Research (ISCAR). É coordenadora do Programa de Extensão de Ação Cidadã (PAC) e diretora do Instituto Ação Cidadã. Sua pesquisa aborda questões sobre formação contínua de educadores com foco na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural, educação bilíngue e argumentação. A pesquisadora possui bolsa produtividade CNPq.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Aparecida Vendramini-Zanella, D., & Coelho Liberali, F. (2019). Brincar no hospital: uma produção criativa na formação de alunos-educadores. Revista Linguagem & Ensino, 14(1), 93-113. https://doi.org/10.15210/rle.v14i1.15383