Reescrita textual: um estudo das operações linguísticas em textos de professores em formação

  • Rute Izabel Simões Conceição Universidade Federal da Grande Dourados
Palavras-chave: Reescrita textual, operações linguísticas, prática reflexiva, relatórios de estágio, formação de professores

Resumo

Neste artigo apresentamos um estudo comparativo das operações linguísticas realizadas na primeira versão e na reescrita de relatórios de estágio de alunos do último ano do Curso de Letras, habilitação Português/Literatura de uma universidade federal. Ancorados nos pressupostos de Vázques (1977) sobre a filosofia da práxis e na literatura que trata do processo de escrita e de reescrita textual, realizamos a análise contrastiva tanto em relatórios de estágio que atingiram os objetivos propostos quanto naqueles que não atingiram. Os resultados evidenciam a existência de conflitos entre embasamento teórico e capacidade de reflexão sobre a prática de sala de aula à luz das teorias estudadas. Evidenciam também a importância do aluno-autor se colocar na posição de leitor de si mesmo e do professor orientador na posição de leitor interessado em investigar como os alunos constroem sua escrita e suas reflexões teórico-práticas.

Biografia do Autor

Rute Izabel Simões Conceição, Universidade Federal da Grande Dourados
Rute Izabel Simões Conceição cursou doutorado em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) na Universidade de São Paulo (2008), com estágio CAPES/COFECUB (1 ano) no Laboratoire de Linguistique et didactique des Langues Étrangères et Matenelles, na Universidade de Grenoble 3, na França. Tem mestrado em Letras (Aquisição da Linguagem) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É tutora (bolsista) do Programa de Educação Tutorial (PET/LETRAS) criado pelo MEC/SESu/DIPES e desenvolvido pela Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência em ensino de língua portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da escrita (produção textual), letramentos, representação social, formação de professor, ética e relacionamento profissional.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Izabel Simões Conceição, R. (2019). Reescrita textual: um estudo das operações linguísticas em textos de professores em formação. Revista Linguagem & Ensino, 14(1), 115-143. https://doi.org/10.15210/rle.v14i1.15384