Análise Crítica de Gênero: organização retórica de notícias de popularização científica na revista Ciência Hoje On-line

  • Cristina dos Santos Lovato Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Análise crítica de gênero, notícias de popularização científica, Ciência Hoje On-Line.

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar e interpretar a organização retórica de notícias de popularização científica, publicadas na revista Ciência Hoje On-line, oferecendo uma descrição dessa organização e uma interpretação por meio de um levantamento de aspectos relacionados aos contextos de distribuição e de produção das notícias. Os resultados indicam uma organização retórica em cinco movimentos, com dois elementos recursivos ao longo do texto. A presença exclusiva da voz do pesquisador responsável pela pesquisa mostra que, nas notícias analisadas, prevalece a visão dominante da ciência (Hilgartner, 1990). Essa prevalência confere caráter monológico às notícias (Motta-Roth, Lovato, 2009), visto que somente o pesquisador avalia o estudo científico noticiado. Desse modo, mantém-se o poder hegemônico da ciência no discurso de popularização.

Biografia do Autor

Cristina dos Santos Lovato, Universidade Federal de Santa Maria
Cristina dos Santos Lovato é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria, bolsista Capes. Licenciada em Letras, habilitação Português/Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e especialista em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Franciscano (2009),  possui mestrado em Estudos Linguísticos também pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Tem experiência no ensino de Língua Portuguesa como segunda língua. Interesses de pesquisa: Análise de Gênero, Análise Crítica de Gênero, Análise Crítica do Discurso, ensino de línguas para fins acadêmicos e formação de professores de Língua Portuguesa.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
dos Santos Lovato, C. (2019). Análise Crítica de Gênero: organização retórica de notícias de popularização científica na revista Ciência Hoje On-line. Revista Linguagem & Ensino, 14(1), 173-200. https://doi.org/10.15210/rle.v14i1.15387