Multiletramentos

iniciação à análise de imagens

  • Roseli Gonçalves do Nascimento Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Fábio Alexandre Silva Bezerra Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Viviane Maria Heberle Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Palavras-chave: Gramática visual, Multiletramentos, Recursos semióticos, Competência comunicativa multimodal

Resumo

Este artigo objetiva discutir a necessidade de 1) se incluir questões de multiletramentos nos programas escolares e de 2) difundir ferramentas – categorias e terminologia da Gramática Visual (Kress; van Leeuwen, 2006) em língua portuguesa – para se abordar textos multimodais em perspectivas multidisciplinares. Tal proposta encontra relevância social e acadêmica no fato de que inúmeras publicações recentes (Almeida, 2008; Bezerra; Nascimento; Heberle, 2010; Motta-Roth; Nascimento, 2009; Vieira et al., 2007; entre outras) têm destacado a importância de se considerar o modo como outros recursos semióticos, além da linguagem verbal, se inter-relacionam em textos, visto que a realidade vivenciada por nossos alunos e por nós na sociedade contemporânea exige ações imediatas no sentido de se viabilizar ações pedagógicas que estimulem o desenvolvimento da ‘competência comunicativa multimodal’ (Royce, 2007; Heberle, 2010).
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Gonçalves do Nascimento, R., Alexandre Silva Bezerra, F., & Maria Heberle, V. (2019). Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Revista Linguagem & Ensino, 14(2), 529-552. https://doi.org/10.15210/rle.v14i2.15403