Multiletramentos
iniciação à análise de imagens
Palavras-chave:
Gramática visual, Multiletramentos, Recursos semióticos, Competência comunicativa multimodal
Resumo
Este artigo objetiva discutir a necessidade de 1) se incluir questões de multiletramentos nos programas escolares e de 2) difundir ferramentas – categorias e terminologia da Gramática Visual (Kress; van Leeuwen, 2006) em língua portuguesa – para se abordar textos multimodais em perspectivas multidisciplinares. Tal proposta encontra relevância social e acadêmica no fato de que inúmeras publicações recentes (Almeida, 2008; Bezerra; Nascimento; Heberle, 2010; Motta-Roth; Nascimento, 2009; Vieira et al., 2007; entre outras) têm destacado a importância de se considerar o modo como outros recursos semióticos, além da linguagem verbal, se inter-relacionam em textos, visto que a realidade vivenciada por nossos alunos e por nós na sociedade contemporânea exige ações imediatas no sentido de se viabilizar ações pedagógicas que estimulem o desenvolvimento da ‘competência comunicativa multimodal’ (Royce, 2007; Heberle, 2010).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Gonçalves do Nascimento, R., Alexandre Silva Bezerra, F., & Maria Heberle, V. (2019). Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Revista Linguagem & Ensino, 14(2), 529-552. https://doi.org/10.15210/rle.v14i2.15403
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).