A caracterização da fábula a partir de seu Potencial de Estrutura Genológica (PEG)

  • Gessélda Somavilla Farencena Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristiane Fuzer Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Configuração Contextual. Potencial de Estrutura Genológica (PEG). Fábula

Resumo

Neste trabalho são analisadas sete fábulas originalmente atribuídas a Esopo e sete versões revisitadas por Millôr Fernandes. Com base na perspectiva teórico-analítica de análise de gênero de Hasan (1989), objetiva-se caracterizar a fábula como gênero textual em termos de seu Potencial de Estrutura Genológica (PEG). Utilizando a definição de Halliday (1989) de contexto de situação faz-se a análise da Configuração Contextual (CC) dos textos de cada autor e, em seguida, passa-se à identificação dos movimentos e estágios que constituem os textos. Quanto à CC, verificaram-se semelhanças quanto a personagens, situações apresentadas e modo, diferindo quanto à função retórica. Em relação ao PEG, constatou-se que as fábulas são estruturadas por quatro movimentos retóricos constituídos por cinco estágios obrigatórios e três optativos. Dentre os optativos, algumas fábulas produzidas por Millôr Fernandes apresentam um estágio inexistente nas fábulas de Esopo e que traz desfechos diferentes quando comparados os pares dos dois autores.

Biografia do Autor

Gessélda Somavilla Farencena, Universidade Federal de Santa Maria
É doutoranda em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), área de concentração Estudos Linguísticos. Fez Mestrado também em Estudos Linguísticos na mesma universidade. É tutora de Latim do Curso de Letras (UFSM/ EAD) desde 2008 e atua como Professora Substituta na UFSM. Desenvolve estudos e pesquisas em Linguística Aplicada com foco na Linguística Sistêmico-Funcional, abordando como temas a Gramática Sistêmico-Funcional, a Teoria da Avaliatividade e os Gêneros Textuais.
Cristiane Fuzer, Universidade Federal de Santa Maria
É Professora Adjunta no Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Orienta trabalhos na área de análise linguística sob a perspectiva Sistêmico-Funcional e Textual-Interativa de ensino e produção textual. Desenvolve pesquisas em Língua Portuguesa e Linguística, com ênfase em: Linguística Sistêmico-Funcional, Linguística Aplicada e Produção Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Gêneros Textuais, Gramática Sistêmico-Funcional e Linguística Forense.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Somavilla Farencena, G., & Fuzer, C. (2019). A caracterização da fábula a partir de seu Potencial de Estrutura Genológica (PEG). Revista Linguagem & Ensino, 15(1), 65-86. https://doi.org/10.15210/rle.v15i1.15410