A redação no vestibular: um gênero híbrido

  • Victoria Wilson Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Escrita. Conhecimento escolar. Gêneros discursivos e escolares

Resumo

O artigo tem como objetivo principal elaborar algumas reflexões iniciais sobre a produção do discurso escrito no evento vestibular sob a perspectiva discursiva, com fundamentação em Bakhtin e outros estudos de base sócio-discursiva. Esse interesse relaciona-se à dificuldade que os alunos demonstram ter para compreenderem e elaborarem textos escritos, especialmente em registros mais formais, em áreas do conhecimento e gêneros que se distanciam do cotidiano. Pretende-se considerar as especificidades do contexto e do gênero em questão como elementos articulados aos múltiplos letramentos e às diferentes esferas do conhecimento. Dessa forma, o estudo visa também a trazer à tona discussões sobre conhecimento escolar e a visão escolarizada da escrita.

Biografia do Autor

Victoria Wilson, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
É Doutora em Letras (2000), pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) - área de concentração em Linguística Aplicada. É Professora Associada da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Fez Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Ministra cursos de graduação (com foco na interação e nos usos sociais da língua) no Departamento de Letras. Atua na área de Linguística Aplicada e seus interesses de pesquisa envolvem tópicos como: letramento, processos de escolarização, formação de professores, pragmática e ensino, interação em contextos institucionais.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Wilson, V. (2019). A redação no vestibular: um gênero híbrido. Revista Linguagem & Ensino, 15(1), 87-112. https://doi.org/10.15210/rle.v15i1.15411