Graus de vinculação das condicionais no discurso publicitário

  • Rosane Santos Mauro monnerat Universidade Federal Fluminense - UFF
Palavras-chave: Graus de hipótese, Condicionais diretas, Condicionais indiretas

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar os diferentes graus de vinculação das orações condicionais, com base num corpus de textos publicitários. Partindo da diferença entre condições diretas e condições indiretas (Quirk, 1985), pretende-se analisar diferentes graus de hipótese, segundo as especificações modo-temporais dos verbos, o que permitirá delimitar três áreas de atuação das condicionais diretas – grau mínimo (condicionalidade factual), médio (condicionalidade não factual, ou potencial) e máximo (condicionalidade contrafactual). Relativamente às condicionais indiretas, o estudo incidirá sobre as especif icidades não só do domínio dos atos de fala como também do domínio epistêmico (Sweetser, 1992) para caracterizar determinados enunciados condicionais em que o conteúdo da prótase e o da apódose não se apresentam em relação puramente canônica, marcados que são por expressões convencionais de polidez, ou de incerteza sobre o conhecimento extralingüístico necessário para a interpretação dos enunciados, por comentários metalingüísticos ou ainda, por condições de enunciação com força ilocutória de pedidos, oferecimentos indiretos, ou perguntas.

Biografia do Autor

Rosane Santos Mauro monnerat, Universidade Federal Fluminense - UFF
Programa de Pós-Graduação Universidade Católica de Pelotas
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Santos Mauro monnerat, R. (2019). Graus de vinculação das condicionais no discurso publicitário. Revista Linguagem & Ensino, 6(2), 149-162. https://doi.org/10.15210/rle.v6i2.15576