Retextualização de uma história em quadrinhos por alunos de meios letrados

  • Eliene Peres de Oliveira Andrade Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Gisélia dos Santos Silva Machado Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Sílvio Ribeiro da Silva Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Palavras-chave: retextualização, leitura, produção de texto

Resumo

Neste artigo, apresentamos o resultado de uma pesquisa feita em uma sala de aula do Ensino Fundamental (rede pública municipal) no estado de Goiás. O foco central do trabalho recai sobre a retextualização de uma história em quadrinhos feita pelos alunos. Para a análise dos dados, buscamos apoio teórico em Marcuschi (2001). As questões centrais que buscamos responder são: como os alunos retextualizam uma história em quadrinhos do Chico Bento? Ao retextualizar as falas do personagem, que tratamento darão à variedade lingüística usada por ele? Pretendemos perceber, ainda, que dificuldades os alunos teriam na transformação do texto e como fariam para não interferir na coerência do mesmo depois de retextualizado.

Biografia do Autor

Eliene Peres de Oliveira Andrade, Universidade Federal de Goiás - UFG
É licenciada em Letras (Português) pela Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí. Atua como professora da rede particular de ensino de Jataí (Educação Infantil).
Gisélia dos Santos Silva Machado, Universidade Federal de Goiás - UFG
Concluiu sua licenciatura em Letras (Português) na Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí. É professora de Educação Infantil na rede pública de ensino de Jataí.
Sílvio Ribeiro da Silva, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Concluiu seu mestrado em Lingüística na Universidade Federal de Uberlândia, MG. Atualmente é doutorando em Lingüística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas / Instituto de Estudos da Linguagem e professor de Lingüística na Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Peres de Oliveira Andrade, E., dos Santos Silva Machado, G., & Ribeiro da Silva, S. (2019). Retextualização de uma história em quadrinhos por alunos de meios letrados. Revista Linguagem & Ensino, 9(2), 177-199. https://doi.org/10.15210/rle.v9i2.15643