PCN à luz do funcionalismo lingüístico

  • Mariangela Rios de Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Maria Maura Cezario Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: PCN, funcionalismo, língua portuguesa

Resumo

O artigo apresenta e discute os traços específicos e as correspondências entre as propostas emanadas dos objetivos de língua portuguesa para o ensino Fundamental e Médio, contidas nos PCN, e os pressupostos básicos do funcionalismo lingüístico na vertente norte-americana, tais como: iconicidade, relevância discursiva, freqüência de uso e gramaticalização. Faz um exame das contribuições desta linha teórica para as atividades em torno do tratamento das questões de textualidade, de letramento, de análise e de produção lingüística, levando em conta as questões de gênero textual. Além disso, demonstra através de exemplificação a aplicabilidade de princípios funcionalistas à atividade de análise e reflexão sobre a língua, preconizada pelos PCN, como contribuição ao ensino-aprendizagem de língua materna no Brasil.

Biografia do Autor

Mariangela Rios de Oliveira, Universidade Federal Fluminense
É professora associada do Instituto de Letras da UFF, onde coordena o Curso de Pós-Graduação em Letras e o Grupo de Estudos “Discurso & Gramática”. É presidente do Conselho Editorial da Revista Gragoatá e membro da comissão de pareceristas da SBPC. Trabalha na linha funcionalista, mais precisamente com o modelo da gramaticalização. Suas principais publicações são: Furtado da Cunha, Oliveira, Martelotta, M. (org). Lingüística funcional – teoria e prática. (DP&A, 2003) e Oliveira, M. Repetição em diálogos – análise funcional da conversação (Eduff, 1998).
Maria Maura Cezario, Universidade Federal do Rio de Janeiro
É professora adjunta da Faculdade de Letras da UFRJ. Atua no Departamento de Lingüística e Filologia e na Pós-graduação em Lingüística. Trabalha na linha funcionalista, mais precisamente com o modelo da gramaticalização. Suas principais publicações, em livros ou capítulos de livros, estão em Martelotta, Votre & Cezario (Org.), Gramaticalização no português do Brasil: uma abordagem funcional (Tempo Brasileiro, 1996), Furtado, Oliveira, Martelotta (org.), Lingüística funcional: teoria e prática (DP&A, 2003) e Votre, Cezario & Martelotta, Gramaticalização (UFRJ, 2004).
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Oliveira, M. R. de, & Cezario, M. M. (2019). PCN à luz do funcionalismo lingüístico. Revista Linguagem & Ensino, 10(1), 87-108. https://doi.org/10.15210/rle.v10i1.15651