Aquisição do léxico em língua estrangeira: da aplicação de práticas cooperativas e seus resultados

  • Leila Maria Taveira Monteiro Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: interação, cooperação, vocabulário

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa realizada com falantes de português no aprendizado do léxico de língua inglesa como língua estrangeira. A pesquisa objetiva avaliar se práticas cooperativas facilitam a aquisição do vocabulário. Em função de sua dinâmica peculiar, tais práticas promovem a cooperação e a interação, favorecendo e estimulando a negociação do significado em ambiente emocionalmente distenso. Para o estudo, foram elaboradas cinco atividades segundo o molde cooperativo, aplicadas em uma turma de nível pós-iniciante. Os resultados foram avaliados através de pós-testes, comparados àqueles obtidos em uma turma de controle. Nesta, os alunos estudaram o mesmo conteúdo por meio de atividades que não exigiam padrões de interação ou cooperação, mas responderam aos mesmos testes para efeito comparativo. Os resultados finais mostram-se claramente favoráveis ao grupo que realizou as atividades cooperativas, sugerindo haverem exercido efeito positivo sobre a aquisição.

Biografia do Autor

Leila Maria Taveira Monteiro, Universidade Federal Fluminense
É mestra em Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Federal Fluminense e tem como interesse a aquisição lexical. No momento, cursa o doutorado na mesma instituição e desenvolve pesquisa sobre multimodalidade no ensino e aprendizado de vocabulário. Ao longo de sua carreira, tem lecionado em escolas particulares de inglês, exercendo a função de professora na Cultura Inglesa de Niterói (RJ) há quatro anos.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Monteiro, L. M. T. (2019). Aquisição do léxico em língua estrangeira: da aplicação de práticas cooperativas e seus resultados. Revista Linguagem & Ensino, 11(1), 179-199. https://doi.org/10.15210/rle.v11i1.15678