Internet e ensino de línguas: uma proposta de atividade utilizando vídeo disponibilizado pelo YouTube®

  • Anderson Carini Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Maria Júlia Padilha Macagnan Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Fabiana Diniz Kurtz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: ensino de línguas, tecnologias da informação e comunicação, proposta didática, YouTube®

Resumo

Este artigo é fruto do trabalho desenvolvido pelo projeto de extensão O Ensino de Línguas e a Ressignificação da Prática Docente, realizado por um grupo de professoras do Curso de Letras da UNIJUI, desde o ano de 2006. Trata-se de uma reflexão teórico-metodológica acerca do uso de novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) em sala de aula de línguas, uma vez que o acesso aos bens tecnológicos pode representar inclusão social e profissional. Tal reflexão desenvolve-se a partir de uma proposta didática elaborada para uma oficina com alunos de ensino médio utilizando um vídeo disponibilizado no site YouTube®. É importante que, enquanto professores de línguas e educadores, entendamos e exploremos junto a nossos alunos a forma como a tecnologia pode ser explorada também como elemento que facilita ou dificulta o acesso ao conhecimento e ao poder social. Acreditamos que o resultado será a aprendizagem significativa dos educandos e de todos os envolvidos no processo, pois quem ensina também aprende, desde que se predisponha a tal.

Biografia do Autor

Anderson Carini, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-GraduaçãoUniversidade Católica de Pelotas
Maria Júlia Padilha Macagnan, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
É graduada em Letras (Português e Respectivas Literaturas) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), especialista em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestre em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Coordena atualmente o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino Aprendizagem de Línguas – Língua Portuguesa e Língua Estrangeira e o Projeto de Extensão O Ensino de Línguas e a Ressignificação da Prática Docente da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). É professora titular do Curso, atuando na habilitação de Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas, em Componentes de Leitura e Produção de Textos, Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa e Práticas e Estágios Supervisionados; no Componente Curricular Língua Portuguesa da Formação Humanística e no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em “Ensino-aprendizagem de línguas”.
Fabiana Diniz Kurtz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Possui Graduação em Letras (Português/Inglês e Respectivas Literaturas) e Mestrado em Letras (Estudos Lingüísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com pesquisa defendida na área de Metodologia de Pesquisa em Lingüística Aplicada/Análise de Gêneros Acadêmicos Eletrônicos. Atual Coordenadora do Curso de Letras da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), é professora titular do Curso, atuando na habilitação de Língua Inglesa e Respectivas Literaturas, e no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em “Ensino-aprendizagem de línguas”. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Tecnologia e Ensino de Línguas, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Gêneros Textuais, Ensino de Inglês para Fins Acadêmicos, Metodologia de Pesquisa em Lingüística Aplicada, Publicação Acadêmica Eletrônica e Formação de Professores de línguas.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Carini, A., Macagnan, M. J. P., & Kurtz, F. D. (2019). Internet e ensino de línguas: uma proposta de atividade utilizando vídeo disponibilizado pelo YouTube®. Revista Linguagem & Ensino, 11(2), 469-485. https://doi.org/10.15210/rle.v11i2.15693